BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dia Mundial da Saúde.


 


 

    No dia 07 de abril deste ano, segunda-feira passada, foi teoricamente comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em Sobral, aparentemente a data passou em branco. Digo aparentemente porque, na verdade, acredito que cada profissional de saúde, em qualquer lugar do mundo, independentemente de seu nível de graduação, naquele dia, estivesse fazendo seu trabalho cotidiano, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida da população. Para eles, todo dia é Dia da Saúde.

Mas o que é saúde? Segundo a WHO (sigla inglesa para Organização Mundial de Saúde), o conceito de saúde é o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Você se considera uma pessoa saudável???

Apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) estar mais amadurecido, ainda não pode prover à população a atenção necessária para a promoção e a prevenção da saúde. As emergências estão lotadas, especialmente nas cidades onde há epidemias de dengue. Faltam leitos nas UTIs de Fortaleza. A atenção primária à saúde não é valorizada a contento. A gestão em saúde e o adequado manejo dos investimentos para o bem estar do ser humano não são bem trabalhados. Ou seja, falta humanização na saúde. Mas, então, o que é mesmo humanização da saúde??? Todo mundo fala nisto, mas não há quem dê um conceito decente para ela. Faltam profissionais e equipamentos em diversos estabelecimentos de saúde. Ainda há quem diga que há médicos sobrando no Brasil, e, por isso, eles valem tanto quanto um quilo de sal de cozinha (Cloreto de Sódio). Então, onde estão os médicos??? Mesmo quem paga planos de saúde não recebe sempre assistência adequada. Eles vivem inventando desculpas para aumentar os preços e inventam burocracias para não cobrir certas morbidades. O governo baixou uma lei determinando uma ampliação na cobertura dos planos de saúde. Eles dizem que não têm recursos suficientes. Bem, cada um sabe onde o sapato lhe aperta. Interessante é que, um dos maiores planos de saúde do Brasil é concomitantemente um dos mais pobres. Há lugares onde ele tem muito, assim como há lugares onde ele tem muito pouco.

Então, o que eu sugiro é que reflitamos se somos pessoas saudáveis e o que podemos fazer para nos tornarmos saudáveis. Poderíamos começar, modificando nossos hábitos de vida, por exemplo, bebendo menos bebidas alcoólicas, e em caso de bebê-las, não dirigir veículos. Poderíamos também tomar medicamentos apenas se realmente necessário, de preferência com prescrição, dormir mais cedo, para acordar mais cedo, para que nossas horas de sono concentrem-se basicamente na noite, usar preservativo sempre, mas é preferível evitar comportamentos promíscuos, praticar algum exercício físico regularmente, alimentar-se bem e nas horas certas, enfim, uma porção de recomendações que já estamos carecas de ouvir. O que não posso deixar de recomendar neste momento é que evitemos que se formem focos do mosquito da dengue em nossas casas e em nossas comunidades. É chato mas é sério. E como dizia Pedro Bial, usemos filtro solar. Quer um bom motivo? Acesse http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/cncer-de-pele.html.

 

Nenhum comentário: