BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Reitor da UFC nos deixou 2

    Há uma semana, nosso magnífico reitor nos deixou, provavelmente por problemas cardíacos. Por ironia do destino, ele estava desenvolvendo pesquisas sobre uma droga vasodilatadora para as artérias coronárias, batizada de
"Nitrosil Rutenio", que foi apresentada e bem acolhida no maior congresso internacional de bioquímicos, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, por vinte mil pesquisadores de vários países. Infelizmente ele partiu sem receber esta notícia e, se este medicamento já estivesse disponível comercialmente, poderia tê-lo salvo.

    Quero aproveitar para fazer uma correção: a missa de corpo presente e o sepultamento aconteceram na manhã do último sábado, e não na manhã de sexta-feira, como eu divulguei que aconteceria, em outra postagem (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/reitor-da-ufc-nos-deixou.html), pois a viúva só chegou a Fortaleza na tarde de sexta. No funeral, ela prometeu continuar a pesquisa com o vasodilatador, dizendo: "Vou cuidar do laboratório".

    Confira a notícia em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=530738.

Veja a homenagem da Profª Andrea Walter de Aguiar do Curso de Odontologia de Sobral ao Reitor Ícaro Moreira.


 

    "Calou-se Ícaro de Sousa Moreira. E a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, atônita, emudece diante do seu silêncio. Homem forte, probo, objetivo, sério, atuante, deu-nos demonstrações de amor e dedicação ao trabalho, e em especial à Universidade que tanto amou.

Calou-se Ícaro de Sousa Moreira. Mas suas atitudes, atos de bom caráter, veracidade, companheirismo e amizade, enfim, ecoam para além da Universidade. Com certeza, em cada canto da Universidade rola uma lágrima de pesar e de saudade. Teve a prerrogativa ímpar de confluir em torno de si, de seu nome uma legião de admiradores da boa prática da coisa pública. Calou-se Ícaro de Sousa Moreira. Ecoa seu dinamismo.

Em uma noite singela, assim como na mitologia, Ícaro voou. Em um instante abrimos a janela pra lhe ver voar, Ícaro. É tão lindo, quando se voa alto sorrindo, Ícaro quer dizer: dia saindo pra iluminar... Voa Ícaro, alça seu vôo rumo ao Pai, que com certeza lhe recebe e acolhe de braços abertos, como O faz com todos os homens. Que paire sobre nós seu exemplo.

Um beijo no seu coração, meu amigo!"

Nenhum comentário: