BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 8 de junho de 2008

Amizade do sexo oposto

    Se existe ou não, eu não sei. Depende do ponto de vista de cada um. O fato é que geralmente quando ela se aproxima de um homem, ela chega sem grandes intenções, querendo apenas um pouco de companhia e de atenção. Dificilmente ela se impressiona com ele. Nós é que nos impressionamos demais com elas. Pode até ser que aconteça, mas ele raramente se aproxima dela querendo apenas amizade. Ele se dirige a ela porque está carente ou porque precisa de alguém, deseja estar ao lado de alguém, não necessariamente por status, mas porque deseja se completar, depois casar e ter filhos, ou simplesmente porque ela é linda e deve ser "a mulher de sua vida". Como eu já disse antes, muitas vezes elas já acham que estão completas e que não precisam de nós. Elas não têm as mesmas ambições que nós. Por isso que elas não nos dão tanta atenção. Na verdade, alguns poucos privilegiados conquistam-lhes a atenção, só Deus sabe o porquê. Somos uns idiotas, porque muitas vezes temos que nos fazer de palhaços para chamar-lhes a atenção e tentar convencê-las de que precisam de nós. Elas podem até ficar com raiva, quando se sentem incomodadas, mas no fundo devem gostar, porque ver os homens se humilhando por elas pode servir-lhes como bálsamo para o ego. Nem todas elas agem assim, mas existem algumas que se divertem esnobando os homens, achando que todos somos iguais. Às vezes nós também achamos que elas são iguais. Muitos acham isto natural, mas eu não aceito esta "ordem" da natureza. Agora fica complicado. Elas têm preconceitos com homens que as procuram, porque, "se eles valessem à pena, nós é que iríamos atrás deles". Nós também ficamos cabreiros com mulheres que estão procurando homens. Achamos que há algo errado com elas. E assim, todo mundo com o pé atrás, ninguém dá o primeiro passo. Por isso, eu não vou atrás delas. Prefiro cuidar do meu jardim e esperar o "Farol Divino" acender seu holofote sobre o navio da Eleita. Tenho umas amigas lindas e interessantes (ainda não sei bem se elas me consideram amigo ou sei lá o quê). Elas parecem ser gente boa, talvez até sejam boas companhias, mas ainda tenho minha dúvidas, porque não as conheço o suficiente para dizer se elas valem a pena mesmo, se elas são as opções certas para mim, e acima de tudo, se elas são para o meu bico. Isto é importante: muitas vezes o sujeito tem uma grande amiga que ele já conhece de longa data, e ela foi aprovada por ele, ou seja, ele já a conhece o suficiente para acreditar que ela seja a pessoa certa. De que vale isto, se não houver reciprocidade??? Elas conduzem suas amizades de maneira diferente da nossa. Elas tratam as amizades em geral de maneira descompromissada. Querem ser cada vez mais independentes. Me perdoem se estou sendo precipitado demais em julgar os sentimentos delas, mas pela minha experiência posso dizer que, para elas, pensar na possibilidade de se filiar emotivamente a um homem de seu cotidiano, alguém que muitas vezes elas consideram como um irmão, é mais nojento do que ver uma barata no chão. Para elas, santo de casa não faz milagre. Para elas, é escandaloso saber que o amigo que elas ganharam de repente quer algo mais, tem um sentimento a mais e quer evoluir. Elas nunca estão preparadas para isso, quando se tornam amigas de alguém, salvo raras exceções. Às vezes as pessoas me perguntam por que eu não faço nada com aquelas minhas amigas lindas e inteligentes das quais falei ainda há pouco, mesmo com as mais íntimas. Além dos motivos que eu já citei, eu também não as procuro mais é por respeito. Respeito pela liberdade delas, principalmente. Elas não precisam de mim agora. Então, para quê incomodá-las? Eu ainda tenho meu orgulho próprio. Se precisarem de mim, elas que me procurem, ora pois. Duvido que elas estejam pensando em mim, neste exato momento. Não sei qual o meu papel na vida delas, mas acho pouco provável que sintam minha falta, quando eu morrer. O sujeito que tentou ocupar um lugar especial, na vida de alguém, quebrou a cara. Melhor seria se tivesse esperado isso acontecer por osmose, porque, cedo ou tarde, ia acontecer. Será que ele perdeu grande coisa? Será que ela era tão importante que valesse a pena se expor ao ridículo por um lugar especial no coração dela, como se desejasse o primeiro lugar no melhor programa de residência médica da melhor especialidade médica? Se eu fosse você, meu chapa, perguntava a si mesmo essas coisas, quando conhecer alguém, antes de declará-la especial e ir rastejar aos pés dela, se fazendo de amigo, e satisfazendo alguns dos caprichos dela. Mas se você não conseguir nem estabelecer contato com a criatura, talvez você não seja o único. Isso também não quer dizer que ela seja boçal, autista ou tapada. Nada disso. Não tire conclusões precipitadas, antes de conhecer a bichinha direito. Aquela moça que você achava metidinha a besta talvez nem seja. A pobrezinha talvez só quisesse viver a vidinha dela em paz, e isso a gente deve respeitar. Fazer o que, se nem todas estão sempre de coração aberto, ainda mais para alguém como você?

Mulheres, me desculpem se lhes ofendo, ao ensinar os companheiros a serem menos abertos e mais metódicos em relação a vocês. E daí? Vocês também não pensam do mesmo jeito a nosso respeito??? Infelizmente vocês nos obrigaram a ser desse jeito, muitas vezes. Nos vemos obrigados a ser um pouco indiferentes em relação a vocês, a tratá-las com um pouco mais de indiferença, e até mesmo a tratá-las como se fossem homens. Não sei se estou agindo certo, mas ainda acho que sou cavalheiro demais. Mas só sou nos momentos convenientes e não é com todo mundo, porque nem todas precisam de meu cavalheirismo ou se importam com ele. Às vezes pode ter gente demais para apanhar o lenço que elas deixam cair no chão. Sou limpinho e pago minhas contas em dia. Por isso, não me sujo, rolando no chão com outros machos por causa de qualquer uma. Além disso, não sou borracheiro para encher a bola dos outros. Querem brigar por alguém, ainda mais alguém que mal se lembra que vocês existem, podem passar. Nessa fila, eu não entro. Até que se prove o contrário, desta água, não bebo, nem a pau.

Vamos aprender a separar as coisas, meu chapa. Seja direto, quando for atrás de alguém para ser sua amiga, que seja só para ser sua amiga mesmo. Se for atrás de alguém para ser sua namorada, que seja só para isso mesmo. Essa história de começar uma coisa e acabar em outra não dá certo. Em vez de arrumar um casamento, vai é arrumar inimigos. Pois, infelizmente as mulheres são pouco abertas. Elas querem atenção, mas pouco se importam com nossos sentimentos, embora queiram que nos importemos com os delas, e não querem descobrir o que temos a lhes oferecer. Além disso, vivemos em uma sociedade na qual, ser gentil, cavalheiro, elogiar alguém e principalmente gostar de alguém é crime. Se você desejar fazer o bem a alguém e a si mesmo, pode acabar criando inimizades. Infelizmente, elas se conformam com muito pouco. Se queremos oferecer-lhes algo melhor, elas recusam. Mas Deus sabe o que faz. Nem todas elas merecem nossos corações mesmo.

    Já escrevi demais. Agora vou mostrar uma matéria sobre amizade entre homem e mulher, escrita por gente bem mais gabaritada que eu.

16/05 - 16:07

Somos apenas amigos!

Essa é a resposta da pergunta que pega amigos de sexo oposto sempre que eles saem juntos. Mas será que essa amizade realmente existe?

Matheus Evangelista

O que difere uma 'amizade' da outra é o grau de intensidade que ela provoca em ambas as partes. Explicando as entrelinhas, o homem fica mais vulnerável a carícias e a frases que dêem a entender outras coisas; já as mulheres demoram um pouco para descobrir se o cara esta sendo apenas legal e gentil - como todo amigo -, ou se faz esse tipo de coisa porque quer chegar junto e tentar alguma coisa mais séria.

Conversando com amigos de sexos opostos dá para entender essas diferenças. Um exemplo é o casal (de amigos) Marisa e Pedro, de 23 e 26 anos, respectivamente. Eles se conheceram em festas na casa de amigos em comum e essa relação já dura quatro anos. "Sempre vi o Pedro como uma pessoa na qual posso chegar e contar problemas, conversar, sair e me divertir. Claro que no começo olhava para ele com um sentimento misturado, mas aos poucos conseguimos administrar isso e como não houve nada entre nós, a amizade prevalece até hoje".

Pedro diz que queria apenas 'pegar' Marisa e nada mais: "Ela é linda, não resisti e tentei sim a tática do amigo, para me aproximar e, quem sabe, ganhar alguma coisa... Mas confesso que, no meio do processo, vi que ela é uma das pessoas mais cativantes do mundo, e a convivência me fez olhar com outros olhos para a nossa amizade". Resultado? Esse sim é um casal de amigos, que compartilha tudo - inclusive a responsabilidade de responder a pergunta se eles namoram ou não.

Para a psicóloga Sophie Rousseau, este tipo de amizade tem seus altos e baixos. "Se tanto o homem quanto a mulher estiverem em harmonia nos campos afetivos sexuais, a amizade pode aparecer de forma genuína. Porém, se um deles ou até mesmo os dois estiverem insatisfeitos, um interesse mais íntimo pode ocorrer", explica ela. "O homem em princípio manifestará isso somente se desde o inicio houver uma percepção de uma atração, porém até então latente; a mulher pode manifestar um interesse e atração posterior - já que muitas vezes a mulher acaba ficando atraída devido a uma admiração intelectual". Ou seja: não adianta tentar moldar a amizade... Ela muda de uma hora para outra e o resultado pode ser ou não o esperado.

Paula e Gabriel têm 25 anos e uma longa história para contar: Eles se conheceram em uma viagem, há dez anos. Jovens, bonitos e bem vividos, a dupla naquela época não pensava em relacionamento. Mas se deram mal na hora que o coração apertou em uma festa de aniversário. Renderam-se aos olhares e ficaram. Uma, duas, três vezes. E a amizade que existia, sumiu em menos de quatro meses de relacionamento. "Foi horrível! Ele se mostrou uma pessoa totalmente diferente de quando nos conhecemos. Cobrava atenção, tinha um ciúme babaca e não me deixava fazer nada. Estava presa, a ele e ao ciúme doentio que ele passou a ter. Brigamos e terminei o que havíamos tentado começar". Resultado do affair? Eles nunca mais se falaram e a amizade, obviamente, acabou.

Quando a atração existe, nada melhor que pensar duas vezes. "Ouço muitos jovens comentando sobre esta situação, afirmando que sentem certa atração pela amiga ou amigo, principalmente se é alguém muito bonito, mas não estão dispostos a correr o risco de perder a amizade que curtem tanto", revela Sophia. Por isso, reflita e veja se você quer algo passageiro ou 'para a vida toda'; afinal, ser amigo não é tão simples assim.

Uma das coisas mais estranhas de tudo isso é o tratamento do público em relação à amizade entre pessoas do sexo oposto: todo mundo pergunta "Vocês são mesmo só amigos?", "Tem certeza que é só amizade?". Isso denota uma cobrança social que não aceita a amizade verdadeira, sem interesses sexuais, entre homem e mulher. É bom ficar atento. "Um ponto muito importante para que um homem e uma mulher possam se tornar amigos de verdade é o estabelecimento da igualdade entre ambos", diz Sophie.

Os riscos são muitos: vão desde o término da amizade, como aconteceu com Paula, até brigas feias e constrangimento entre outros amigos. Porque, afinal, vocês não se conheceram do nada não é mesmo? Às vezes, houve até uma força-tarefa de amigos em comum, que vão tentar salvar e ouvir muito de ambas as partes se o 'caso' não der certo. Falações e brigas são fatais e o stress e desgaste que isso gera já são bons motivos para pensar uma, duas e até três vezes antes de cair na tentação.

Evitar muitas vezes é o melhor remédio, mas como fazê-lo? "Na verdade não existe uma maneira de evitar essa situação; o ser humano normalmente é movido a desafios, minimiza situações de riscos e no fundo, prefere pagar para ver", comenta Rousseau. Portanto, se você estiver disposta a pagar, pese com carinho a situação – mas não deixe de viver!

Leia mais sobre: amizade entre homem e mulher

http://delas.ig.com.br/inspiracao/noticias/2008/05/16/somos_apenas_amigos_1316013.html

Nenhum comentário: