BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 8 de junho de 2008

Dia 08 de junho na história

Dia Mundial do Oceano

À grande massa de água salgada que cobre 71% do globo terrestre dá-se o nome de "oceano". Nele estão ocultos incalculáveis recursos naturais para o ser humano utilizar. A forma que o oceano apresenta atualmente só começou a delinear-se nos últimos 200 anos dos 4.500 milhões de anos de existência do planeta Terra.

Os primeiros seres vivos apareceram no mar há 3.500 milhões de anos, como formas muito simples, que evoluíram lentamente, dando origem a estruturas cada vez mais complexas, até chegarem à imensa variedade atualmente existente. Pode-se dizer que 90% da história da vida terrestre se passou no mar, o que o torna uma verdadeira fonte de diversidade e riqueza biológica.

Um exemplo da importância do oceano é o fato de que a atmosfera, no começo da vida sobre a Terra, tinha uma concentração de gás carbônico CO2 mil vezes mais alta que a atual, que é de 0,35%. Conforme a atividade biológica foi aumentando, o terrível efeito estufa foi lentamente substituído pelo aumento dos raios solares sobre a Terra. Desde então, o clima tem permanecido constante e adequado às formas de vida atuais.

Observa-se que a temperatura e a salinidade do oceano sofrem variações consideráveis, de acordo com a proximidade da linha do equador ou dos pólos. Isso ocorre porque os ventos dominantes, que sopram em direção ao equador, originam as grandes correntes de superfície que, em conjunto com as correntes de profundidade, transportam ininterruptamente a água fria das regiões polares para o equador e vice-versa, distribuindo o calor pelo planeta e, desse modo, afetando e regulando o clima mundial.

O ser humano tem explorado quase até a extinção a imensa variedade de recursos que o oceano oferece. Os peixes representam uma dessas grandes riquezas extraídas do mar, pois constituem uma fonte de alimento vital para milhões de seres humanos, visto que são capturados, anualmente, milhões de toneladas de peixe, em todo o mundo. Além disso, o oceano fornece muitos produtos extraídos de algas, plantas e animais marinhos com aplicação no tratamento de diversas doenças ou nas indústrias.

O crescimento das populações e o desenvolvimento da humanidade transformaram completamente as condições naturais, seja pela destruição do hábitat, seja pelo aumento da poluição da atmosfera e dos oceanos, seja ainda pelo excesso de exploração dos recursos em razão de uma pesca descontrolada e das capturas acidentais. Como conseqüência, houve não só grande redução de muitas espécies, que atingiram até o limite da extinção, como também sérias alterações no clima global, fatos que atualmente acarretam graves problemas para a vida no planeta.

A investigação científica e a divulgação do conhecimento desempenham um papel extremamente importante na educação ambiental das pessoas. Sem dúvida, o oceano abriga a maioria de plantas e animais existentes na Terra. Desde o litoral até as grandes profundezas, podem ser encontradas as mais fantásticas formas de vida, sempre adaptadas às diferentes condições ambientais. É importante, pois, fiscalizar e combater a poluição nos oceanos, já que as conseqüências ambientais acarretam problemas na economia das sociedades - tanto no âmbito da pesca como no do turismo, por exemplo - e na qualidade de vida dos seres humanos.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=8&Mes=6.


 

08/06/1998
A nave espacial Discovery liberta-se da Mir, encerrando a parceria espacial de três anos entre Estados Unidos e Rússia.

08/06/1997
Guga (Gustavo Kuerten) conquista o título 1º lugar em Roland Garros, campeonato de Tênis na França.

08/06/1996
A China realiza uma explosão teste nuclear no nordeste de Xinjiang.

08/06/1986
Apesar de alegações sobre seu envolvimento em atrocidades nazista em períodos de guerra, Kurt Waldheim é eleito presidente da Áustria.

08/06/1978
Presidente Geisel suspende a censura prévia à imprensa.

08/06/1970
Na Argentina, um golpe do estado depõe o presidente Juan Carlos Ongania.

08/06/1969
Autoridades anunciam a captura de James Earl Ray, em Londres, o suposto assassino do líder pelos direitos civis Martin Luther King, Jr.

08/06/1948
Fundação da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

08/06/1947
Eva Péron, esposa do presidente Juan Péron, é recebida com honras em Madri pelo General Franco, uma rara saudação do ditador espanhol para um dignitário internacional.

08/06/1941
Forças aliadas britânicas e francesas invadem a Síria e o Líbano.

08/06/1914
Fundada a Confederação Brasileira de Desportos, que se transformou na atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

08/06/632
Morre em Medina, atual Arábia Saudita, Maomé – cujo nome significa "altamente louvado". Nascido Abulqasim Mohamed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashim, ele foi o fundador do islamismo.

http://www.10emtudo.com.br/aconteceu_hoje/hoje_na_historia.asp?Dia=8&Mes=6.

Nenhum comentário: