BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 29 de junho de 2008

PSF de BH é referência nacional e internacional

    Vou pesquisar mais sobre a atenção primária na capital mineira. Há tempos que me sinto tentado a ir morar lá.

"Referência nacional e internacional, o Programa de Saúde da Família (PSF) de Belo Horizonte representa hoje o eixo estruturante do Sistema único de Saúde na cidade. é o maior programa de Atenção Básica do Brasil, com maior cobertura por Equipes de Saúde da Família em grandes centros. Atualmente, o PSF beneficia cerca de 76% da população da capital mineira, o que representa 1,8 milhão de habitantes.

Em Belo Horizonte, a Atenção Básica é formada pelos 145 centros de saúde, que são a principal porta de entrada para os serviços do SUS-BH. O atendimento é feito pelas 508 equipes de Saúde da Família, formadas por profissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de enfermagem, dentistas, psicólogos, entre outros profissionais.

De acordo com a gerente de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Gesteira, as equipes estabelecem estratégias de organização para conhecer e acompanhar a população da sua área de abrangência, levando em consideração as necessidades de cada comunidade e procurando resolver seus problemas. Sônia explica também que o PSF atrai os profissionais por oferecer maior potencial para o cuidado com os pacientes. "O programa possibilita ampliação de cobertura, contratação de profissionais generalistas e a presença do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que tem contato direto com as famílias", frisa.

A médica do Centro de Saúde Paraíso, região Leste da cidade, Ana Cristina Fonseca Espínola, relata com satisfação sua experiência no Programa de Saúde da Família. "Eu tinha especialização em ginecologia e mastologia. Há seis anos conheci a proposta do PSF e gostei muito. Comecei a trabalhar no centro como médica generalista e minha área de atuação foi ampliada. Tenho a oportunidade de atender toda a família de um mesmo paciente e também de acompanhar o diagnóstico de cada um", explica.

A Agente Comunitária de Saúde, Mara Cristina da Silva Gomes, trabalha no Centro de Saúde Vera Cruz, Região Leste, há oito anos. Ela resume como é trabalhar no Programa de Saúde da Família. "Eu acho que o PSF abriu as portas para o usuário. O contato pessoal com as famílias é fundamental para conhecer a história de cada paciente e para direcionar a demanda de cada um ao centro de saúde", disse."


Boletim Saúde Secretaria Municipal de Saúde  nº 16 - de 23 a 29 de junho de 2008

http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/b2bc736b-9543-4e14-aa60-b33b25688bf1.aspx.

Nenhum comentário: