BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 22 de junho de 2008

Evangelho de 22062008

De quem devemos ter medo

Mt 10,26-33

- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo

Após as instruções aos doze discípulos enviados em missão, Jesus adverte-os sobre as dificuldades e perseguições que sofrerão dos chefes religiosos de Israel. Essas advertências coletadas por Mateus destinam-se ao fortalecimento e estímulo de suas comunidades. O texto de Mateus, na sua forma literária, utiliza o contraste para acentuar a dimensão do anúncio: oculto x revelado; escuridão x luz do dia; ao pé do ouvido x sobre os telhados.
Os discípulos, com despojamento, devem proclamar o anúncio libertador que receberam de Jesus, sem nenhum temor daqueles que detêm o poder, pois o Pai os tem em conta mais do que tudo. Não se trata de disputar o poder com o opressor, mas sim de nunca deixar de proclamar a mensagem libertadora dos oprimidos, sem ódio, nem medo da própria morte.
A novidade de Jesus suscitará represálias e perseguições dos que estão instalados no poder e na sua tradição. É a vivência das bem-aventuranças. São os pobres, anunciadores da paz, que sofrem perseguições por sua sede de justiça e por sua fidelidade a Jesus. O testemunho profético de Jeremias e seu abandono nas mãos de Deus (primeira leitura) pode confortar os que são fiéis e perseverantes em sua missão. Jesus não sugere que os discípulos se fixem em um confronto direto com os perseguidores. A prática a ser adotada é a perseverança no testemunho do amor libertador e vivificante, no convívio com os pobres e excluídos. O Pai não abandona seus amados. Mais do que aos pássaros, o Pai está atento e cuida dos discípulos (cf. Mt 6,25-34). A repressão sofrida pelos discípulos pode ser tão violenta a ponto de serem mortos. Porém a morte, fruto do pecado, é superada pela graça de Deus (segunda leitura). A insegurança, não só diante da morte, mas diante da própria vida, comumente leva ao apego aos bens terrenos. Porém o abandono confiante nas mãos de Deus liberta para o seguimento de Jesus no serviço à vida, na comunhão de amor com o Pai. A quem se declarar por Jesus diante dos homens, é dado o dom da vida eterna, pois Jesus se declarará por ele diante do Pai.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.


 

Nenhum comentário: