BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem...

    Eu também tenho essa sensação inexplicável de que o tempo está cada vez mais acelerado. Sensação de que estou num redemoinho, cada vez mais próximo do núcleo.

    De acordo com a física moderna de Einstein, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar, de acordo com a velocidade. Falaram muito a respeito disso no Ensino Médio. Até agora, ninguém conseguiu provar, pois ninguém conseguiu acelerar algo material até a velocidade da luz.

    Você pode ler a seguir trecho de uma matéria interessante sobre o assunto. Para ler mais, dirija-se ao sítio http://cienciahoje.uol.com.br/122254.

O relógio toca insistentemente às 6h15. São exatamente 40 minutos para sair de casa e levar os filhos para a escola. Nenhum momento pode ser perdido, pois há sempre os problemas praticamente inevitáveis de todas as manhãs, como o trânsito. As crianças, ainda sonolentas, tomam o café da manhã e quase não há tempo para conversas. O tempo urge.

Ao sair de casa atrasado, encontra congestionamentos maiores que os de costume. Quando faltam apenas cinco minutos para começar a aula das crianças, a distância a ser percorrida é de três quilômetros. Olha incessantemente para o relógio, na esperança de que os ponteiros se movam mais devagar.

Depois de deixar as crianças em cima da hora na escola, outra corrida contra o relógio se inicia. Para chegar ao local de trabalho, uma nova batalha será travada. O tempo parece andar mais rapidamente justamente quando estamos atrasados. No trabalho, o ritmo continua acelerado. O tempo não é suficiente para as inúmeras tarefas que precisam ser executadas. O relógio – um algoz, por mais acelerado que seja o ritmo da rotina – indica que já está na hora do almoço.

Ao final do dia, quando retorna para casa, o trânsito faz com que a viagem de volta seja mais longa e lenta. De nada adianta ter pressa. O relógio marca 20h quando estaciona o carro na garagem, completando mais um ciclo que durou cerca de 14 horas. A sensação, que se repete todos os dias, é a de que o relógio andou muito rapidamente e que poucas coisas foram realizadas.

A situação descrita acima é semelhante à que a maioria das pessoas enfrenta nas grandes cidades. Todos nós, envolvidos cada vez mais com nossas atividades, sentimos essa sensação de que o tempo está passando mais rapidamente e que o relógio está sempre nos oprimindo. Mas será mesmo que o tempo está passando mais depressa? Será que o tempo realmente existe ou é uma criação humana?

    Para meu amigo Felipe, que gosta de tecnologias inovadoras: http://tecnologia.uol.com.br/album/20080612_roupastecno_album.jhtm?abrefoto=2.


 

Nenhum comentário: