BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 14 de junho de 2008

Evangelho do dia 14062008

Os juramentos

Mt 5,33-37

- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

A doutrina dos fariseus

No Sermão da Montanha, relatado por Mateus, Jesus põe-se a falar e ensinar as multidões e os discípulos. O sermão termina com a observação de que Jesus "ensinava com autoridade e não como os escribas". Com seu texto, Mateus visa confirmar suas comunidades, predominantemente formadas por judeu-cristãos, na fé em Jesus. É Jesus que ensina com autoridade e não os escribas. A parte inicial do sermão destaca que o cumprimento da Lei e dos Profetas se dá na novidade de Jesus em relação à Lei antiga. Mateus apresenta seis contraposições entre a doutrina dos fariseus e a novidade anunciada por Jesus. A novidade de Jesus é enfatizada pela repetição em cada contraposição: "Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo"...
O recurso ao juramento indicava que era comum a falsidade e a dissimulação no convívio social de Israel. A necessidade de jurar significa que, comumente, não há confiança na palavra pronunciada. Jesus propõe a seus discípulos uma nova atitude de vida, um novo relacionamento comunitário fundado na sinceridade. O juramento é desnecessário onde tudo se faz com sinceridade de coração, com amor e respeito ao irmão e a Deus.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=11%2f06%2f2008&EvangelhoID=2580.


 

Nenhum comentário: