BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 15 de junho de 2008

Animais parados no tempo

    Acho que também parei no tempo, mas ainda tenho noção do tempo. Por isso que sofro, porque me lembro de quanto tempo da minha vida joguei fora e de quanto tempo ainda vou levar para me recuperar e chegar a algum lugar.


 

Estudo publicado na revista Science reacendeu uma questão controversa entre neurocientistas: a memória episódica de animais. Segundo os pesquisadores da Universidade de Ontário do Oeste, Canadá, os ratos não são capazes de associar suas lembranças a um ponto no fluxo do tempo, ou seja, eles não têm noção de passado e futuro.

Isso não significa que esses animais não tenham memória, pois sua habilidade de encontrar alimento dentro de um labirinto é reconhecidamente notável. No entanto, o experimento mostrou que eles não conseguem se lembrar de quando os eventos aconteceram.

Os dados fortalecem a hipótese segundo a qual a memória episódica ocorreria só em humanos. Se for verdade, é possível que os cães, assim como os ratos, não tenham noção da passagem do tempo. Isso poderia explicar por que, independentemente de quanto tempo fiquem sem ver o dono – cinco dias ou cinco meses –, quando os dois se reencontram, o animal vai fazer festa e abanar o rabo com a mesma intensidade.

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/animais_parados_no_tempo.html.


 

Nenhum comentário: