BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Evangelho de 13062008

O adultério

Mt 5,27-32

- Vocês ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.
- Foi dito também: "Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio." Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

O divórcio

Hoje, temos mais duas contraposições de Jesus à Lei. A primeira refere-se ao adultério, condenado no Decálogo. Trata-se do adultério de um homem com uma mulher casada, condenados à pena de morte. Tal rigor se dá porque está em questão a honra de outro homem, o marido da adúltera. Se um homem casado adulterasse com uma mulher solteira, não haveria problema. A condenação da Lei aplicava-se ao ato externo. Jesus vai ao coração, tido como a fonte dos atos externos. A cobiça, o desejo da riqueza e do poder, o orgulho, o desejo adúltero, todos procedem do coração. A bem-aventurança da pureza do coração exprime, por outro lado, a orientação de todos os atos para o seguimento de Jesus.
A segunda contraposição refere-se ao divórcio. Também aqui a Lei é patriarcal, desconhecendo os direitos e a dignidade da mulher. Para Deus, os fundamentos de uma união estável não estão na Lei, mas no amor, no respeito e na felicidade que fecundam a vida.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=11%2f06%2f2008&EvangelhoID=2580.


 

Nenhum comentário: