BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 15 de junho de 2008

Novo teste identifica propensão genética a dormir tarde

    Preciso fazer este exame urgentemente. Já não sei se durmo mal por causa do mau costume ou por causa da tendência natural mesmo. O fato é que, de qualquer maneira, precisamos calibrar nossos relógios biológicos, tentando enquadrar nossas horas de sono dentro das horas sem luz do dia, para termos melhor rendimento.


 

Da BBC Brasil

Cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, desenvolveram um exame genético que, segundo eles, é capaz de identificar o padrão de sono de uma pessoa apenas com uma raspagem da bochecha.

O teste, apresentado na quinta-feira durante um festival de ciências em Cheltenham, na Inglaterra, pode ajudar estudos sobre transtornos de déficit de atenção e de hiperatividade e monitorar a eficácia de tratamentos de quimioterapia.

De acordo com os pesquisadores, o ciclo natural do sono, conhecido como ritmo circadiano, é controlado por diversos genes, responsáveis pela produção de ácidos ribonucléicos (RNA). Os níveis de ácidos ribonucléicos produzidos por esses genes indicam o quão ativos eles estão em horas diferentes do dia.

O teste apresentado se concentra no gene REV-ERB, que seria o responsável pelo estado de vigília do corpo humano e que tem seu pico de produção de RNA às 16h.

Ao analisar o horário do pico de atividade do gene REV-ERB em cada pessoa, seria possível identificar o seu cronotipo, ou seja, se uma pessoa é mais propensa a acordar cedo ou a varar a noite.

"Se o pico de atividade do REV-ERB é antes das 16h, isso indicaria que a pessoa tem tendência a acordar cedo, já se o pico acontece depois das 17h, isso seria uma indicação de hábitos mais noturnos", explica Sarah Forbes-Robertson, da equipe de cientistas.


 

Leia mais em http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/06/06/ult4432u1340.jhtm.


 


 

Nenhum comentário: