BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 8 de junho de 2008

Exemplo de utilidade pública, uai

    Toda capital, pelo menos, deveria ter algo assim. O que falta é informação, para que o sujeito saiba quando está doente e reconheça que precisa de ajuda. Esclarecimento é a chave do negócio.


 

Saúde mental: população de Belo Horizonte terá serviço gratuito de informação

Autor: Liège Sousa.


 

Especialistas estarão em junho, na capital mineira, para atividades de esclarecimento sobre temas como depressão, envelhecimento e demências, álcool, saúde mental e responsabilidade


 

Responda rápido: você conhece algum portador de transtorno mental? Se a sua resposta foi não, provavelmente está errada. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, apesar do desconhecimento da população, cerca de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem ou sofrerão de problemas mentais, neurológicos ou comportamentais. Entre crianças e adolescentes, o número sobe para 20% da população. Outro dado da OMS aponta o risco que correm os portadores: 800 mil pessoas suicidam-se todos os dias. As doenças mentais são uma das principais causas tratáveis de suicídio.


 

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Instituto Datafolha, mostrou que, no período de um ano, 9% da população diz ter enfrentado ao menos um caso de doença mental na família. Este número, segundo especialistas, não reflete a realidade, pois a maioria das pessoas que sofre de transtornos mentais leves não procura ajuda médica por conta do preconceito e da falta de informação. Estima-se que 30% dos brasileiros vai desenvolver algum transtorno mental durante a vida.


 

Apesar da expressividade dos números, a procura da população por serviços de saúde mental ainda é pequena. Especialistas apontam que os principais motivadores deste quadro são a falta de informação e o preconceito contra os portadores e profissionais de saúde mental. A solução, segundo eles, é simples: aproximar o público leigo do tema, com informações de qualidade sobre os transtornos mais comuns e suas formas de tratamento.


 

É com este objetivo que a Associação Brasileira de Psiquiatria idealizou o ABP Comunidade, um programa de prestação de serviço que busca esclarecer a população sobre saúde mental e erradicar o preconceito contra os pacientes e os transtornos mentais.


 

Uma das ações do ABP Comunidade é o projeto "Psiquiatria para uma Vida Melhor", que coloca especialistas e pesquisadores dos principais temas de saúde mental em contato direto com a população, por meio de atividades gratuitas, realizadas de forma itinerante e interativa nas capitais brasileiras. Além disso, a Associação disponibiliza em seu site, textos, vídeos e arquivos de áudio, informações claras e simples, voltadas para a população leiga.


 

Em junho, o "Psiquiatria para uma Vida Melhor" chega a Belo Horizonte. Nos dias 12 e 13, o Projeto realizará atividades em parceria com o projeto "Estação Pátio Savassi". A ABP, em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria e Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerias, realizará duas atividades com especialistas, que poderão ser acompanhadas gratuitamente (sobre depressão, envelhecimento e demências, álcool, saúde mental e responsabilidade). As atividades serão realizadas no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi), que comporta cerca de 110 pessoas, a partir das 19h. Os interessados receberão no local folhetos informativos sobre os principais transtornos mentais.


 

A capital mineira também será palco da VI Jornada Sudeste de Psiquiatria, do XII Congresso Mineiro de Psiquitria e do VI Seminário de Ensino em Psiquitria, de 11 a 14 de junho e receberá os principais especialistas do país e convidados internacionais, discutindo o tema: Diretrizes para a assitência psiquiátrica: a formação do psiquiatra (ciência e ética), a reforma e seus impasses e psiquiatria e cidadania.


 

Serviço:


 

IMPORTANTE:

A capacidade do auditório é para 110. Senhas serão distribuídas 1 hora antes do evento, na entrada do anfiteatro.


 


 

Confira a programação das atividades abertas ao público:


 

12/06/08


 

19h – Depressão, Envelhecimento e Demências


 

13/06/08


 

19h – Dependência Química, Saúde mental e Responsabilidade


 


 

Informações sobre o projeto ABP Comunidade: www.abpcomunidade.org.br.

Assessoria de Imprensa ABP

(11) 4123.1419/ (11) 9144.5585 / imprensa@abpbrasil.org.br.


 

Informações sobre o projeto Estação Pátio Savassi:

Informações para a imprensa:

Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação

Liège Camargos / Rachel Wardi – (31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353

ampla@amplacomunicacao.com.br. – www.amplacomunicacao.com.br.


 

Pátio Savassi: Hipertexto Comunicação Empresarial

Cilene Impelizieri – (31) 3227-4566/3223-5137

hipertexto@hipertextoweb.com.br. – www.hipertextoweb.com.br.


 

http://www.eunaotenhonome.com.br/liegecamargos/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=11663.


 

Um comentário:

Anônimo disse...

wesley minute seriesjune terrorist covx arch romantic scos guestregplg temporarily reagents
lolikneri havaqatsu