Amazônia à venda?
Compra de terras na região gera polêmica. Saiba o que é ou não ilegal
Publicado em 20/04/2006 - 00:01
A recente compra de uma vasta região na Amazônia por um empresário sueco levantou questões recorrentes na pauta dos brasileiros: estamos preparados para proteger a nossa floresta? O que impede que outros empresários estrangeiros "tomem posse" de cada vez mais áreas verdes de nosso país? Embora o alarde do "colonialismo verde", ou seja, a aquisição de territórios da Amazônia para proteção da região, tenha sido lançado na grande imprensa como tendência para os próximos anos, especialistas afirmam que isto está longe de ser uma realidade.
Segundo pesquisadores, membros de entidades não-governamentais - como o Greenpeace - e responsáveis por órgãos e institutos públicos de proteção ao meio ambiente, a iniciativa tomada por Johan Eliasch não é uma novidade. Anteriormente, outros estrangeiros já compraram porções de terra da Amazônia, cuja porcentagem correspondia à parte privada, e não à de reserva protegida da mata. Explorar a região, porém, não é algo simples, uma vez que muitas questões esbarram na Constituição brasileira.
Saiba, clicando nos links abaixo, até que ponto a atitude do empresário é considerada lícita e quais as conseqüências desta iniciativa para o território brasileiro mais cobiçado pelas potências internacionais. Confira, ainda, como andam os projetos de proteção ambiental na região e o que, na visão de especialistas, poderia ser feito para preservar de forma mais efetiva uma das mais importantes áreas verdes do mundo.
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10624
Nenhum comentário:
Postar um comentário