Dia do Aniversário da ECO-92
A I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento considerada como o principal evento que deu início ao movimento ecológico internacional, realizou-se em Estocolmo, Suécia, em 1972. Em 1992, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu realizar a II Conferência. O Brasil candidatou-se a sediá-la, pois também se preocupava com a causa ecológica.
A II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) foi realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992. Contou com 178 delegações de países estrangeiros e a presença de 115 chefes de Estado e mais de três mil participantes, entre técnicos, cientistas e jornalistas. Esse evento repassou tudo o que ocorreu desde 1972, até compromissos firmados anteriormente, como, por exemplo, o de Montreal, assinado em 1987, relativo à proteção da camada de ozônio.
A Eco-92 teve como resultado uma série de convenções, acordos e compromissos, alguns dos quais não foram cumpridos pelos países participantes, como o Protocolo de Kioto, que estabelecia a redução da emissão de gases. Outros foram reconfirmados, como o da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Dos 178 países que assinaram a Convenção em 1992, no Rio de Janeiro, 168 confirmaram a disposição de respeitá-la, incluindo o Brasil. Entre outros documentos, assinaram a Agenda 21, que é um compromisso com o "desenvolvimento sustentável" dos países, ou seja, uma promessa de que o progresso de cada nação estaria interligado à preservação do meio ambiente.
Há aproximadamente dez anos, várias ações têm sido desenvolvidas para que se cumpram os dispositivos da CDB, se conheça melhor a biodiversidade, e esse fortaleçam os institutos de pesquisas, que fazem levantamentos e inventários. Esse período, contudo, não foi suficiente para que se conheça toda a diversidade brasileira, haja vista ser o Brasil considerado o país da megadiversidade, por concentrar 20% das espécies conhecidas no mundo. Falta, entretanto, pessoal capacitado para coletar dados e planejar o uso sustentável dessa biodiversidade.
O objetivo da Eco-92 foi alertar as pessoas sobre as questões que afligem o ser humano e o planeta Terra, e implementar ações na busca de soluções. Por isso, há no calendário mundial diversas comemorações visando a conscientização dos povos e o comprometimento de seus governantes.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=3&Mes=6.
03/06/1999
O presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic aceita um plano de paz para Kosovo. O plano põe um fim a perseguição étnica contra os Albaneses e o bombardeio da OTAN.
03/06/1992
A maior reunião de cúpula ambiental é aberta no Rio de Janeiro e conta com a participação de mais de 178 nações.
03/06/1989
Na China, começa a repressão do exercito chinês sobre uma manifestação estudantil a favor da democracia, em Tiananmen. As tropas do exército chinês com tanques adentraram para reivindicar a Praça da Paz Celestial a qualquer custo.
03/06/1989
Morre o líder do Irã, Ayatollah Ruhollah Khomeini.
03/06/1968
O artista plástico e cineasta pop Andy Warhol é gravemente ferido por um tiro em seu studio, em Nova Iorque. A autora do crime é Valerie Solanas, uma atriz e feminista.
03/06/1967
O album dos Beatles "Sargent Pepper´s Lonely Heart Club Band" é lançado (mentira, foi dia 1º).
03/06/1940
Durante a Segunda Guerra Mundial, a evacuação das tropas aliadas de Dunkirk é encerrada. Mais de 335.000 tropas britânicas, francesas e belgas são salvas.
03/06/1937
O Duque de Windsor, que como rei Eduardo VIII havia abdicado ao trono britânico seis meses antes, casa-se com Wallis Simpson, uma americana divorciada por duas vezes.
03/06/1800
John Adams se muda para Washington D.C. Ele é o primeiro presidente norte-americano a morar na atual capital dos Estados Unidos.
03/06/1083
Henrique IV da Alemanha toma Roma, capturando a Catedral St. Peter.
http://www.10emtudo.com.br/aconteceu_hoje/hoje_na_historia.asp?Dia=3&Mes=6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário