BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 31 de maio de 2008

Dia do Desafio

    Nesta última quarta, foi celebrado o Dia Internacional do Desafio, como todo ano, sempre na última quarta-feira de maio, que exorta as pessoas a praticarem pelo menos quinze minutos de atividades físicas para evitarem o sedentarismo. Sempre uma cidade brasileira compete com uma cidade de outro país. Ganha aquela cidade em que mais habitantes se exercitarem por pelo menos quinze minutos. Naquele dia, eu pratiquei espontaneamente sem me tocar da festividade. Joguei futebol soçaite com os amigos à noite. Sobral sempre compete com todo gás, todos os anos. Alunos do curso de educação física da UVA percorrem as salas de aula dos estabelecimentos de ensino superior (se vão aos estabelecimentos de ensino médio também, não sei) para mobilizar os universitários a darem uma pausa nos estudos e se exercitarem um pouquinho. Se fizeram a mesma coisa este ano, não sei, pois não tive aula na faculdade na quarta. Enfim, não sei como transcorreu a campanha em Sobral este ano. Só me lembrei da data um dia depois. Abaixo, você vê notícias da campanha em Fortaleza.

Fortalezenses topam o desafio de se exercitar

A proposta era simples: interromper a agitada rotina diária por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, para praticar alguma atividade física. No Dia do Desafio, comemorado ontem em várias cidades do mundo, 5 milhões de pessoas no Ceará, divididas em 121 municípios, aceitaram o convite de exercitar o corpo, mesmo que por pouco tempo. Somente em Fortaleza, a estimativa é de 1,3 milhão de participantes. Os números finais ainda serão divulgados pela coordenação geral do evento, em São Paulo.

No Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) coordenou o Dia do Desafio, que tem como objetivo agregar ao dia-a-dia das pessoas hábitos de vida mais saudáveis, através de exercícios corporais e esportivos. Em Fortaleza, as atividades ocorreram em diferentes locais: na Praça do Ferreira, escolas das redes pública e privada, e nos terminais de ônibus.

Segundo o coordenador do Dia do Desafio na Capital, Miguel Boaventura, boa parte das atividades esportivas e de movimentação corporal ficaram concentradas na Praça do Ferreira, no Centro. Lá, das 6h30 às 21 horas, foram oferecidas uma série de modalidades esportivas, como escalada, rappel, tirolesa, capoeira, tai chi chuan, yoga e artes marciais.

Uma das atividades que chamou a atenção dos freqüentadores da Praça do Ferreira foi a prática de dança de salão, praticada no palco principal montado no local.

"Trata-se de uma competição mundial entre as cidades. Com uma diferença, nesse jogo, todos saem ganhando. Praticar 15 minutos de qualquer atividade física já é o bastante para fazer parte desse projeto, que estimula um estilo de vida mais saudável e socialmente participativo", destacou Miguel Boaventura.

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Beviláqua, que se integrou ao evento, a modalidade escolhida foi o yoga. Cerca de 40 alunos, na faixa etária de 10 a 12 alunos, toparam o desafio, durante o intervalo escolar. Ontem, por 15 minutos, os alunos da Escola Clóvis Beviláqua praticaram exercícios de respiração e foram instigados a se deitarem pelo chão enquanto imaginavam situações de leveza, como a presença de uma flor no centro do coração e os tempos em que eram bebês.

A escolha pelo yoga partiu da professora de multi-meios e instrutora da modalidade, Márcia Mendonça. "Nós praticamos yoga há três anos, mas com a desativação de escolas próximas a nossa (que fica localizada na Avenida Dom Manuel, 511, na esquina com a Avenida Santos Dumont), ficamos com indisponibilidade de espaço", lembra a professora.

O yoga, acrescenta Márcia, traz ensinamentos sobre como enfrentar com leveza momentos difíceis, a obediência a normas de conduta e a capacidade de ouvir e estar apaziguado, fatores importantes para diminuir o grau de agressividade dos alunos. Como escola pública, Márcia observa que os fatores econômico e social influem no grau de agressividade ou precariedade nas relações sociais dentro da escola. Com isso, o yoga ajuda a dar um suporte emocional. Por isso o desejo de retomar o projeto e praticar a atividade mais vezes.

COMPETIÇÃO
Capital cearense disputa com Bogotá maior mobilização

O Dia do Desafio envolveu 3.482 cidades, de 22 países, expandindo sua presença para todo o mundo, com uma proposta simples: convidar as pessoas a interromperem sua rotina diária durante, pelo menos, 15 minutos consecutivos, para a praticar alguma atividade física. A cada edição, duas ou três cidades do mesmo porte são sorteadas para concorrerem entre si, tentando mobilizar o maior percentual de participantes, em relação ao número oficial de habitantes. Este ano, Fortaleza concorre com Bogotá, Capital da Colômbia.

Cerca de 400 alunos dos programas Academia na Comunidade, Esporte na Comunidade e Espaço Oriental, mais os atletas dos esportes radicais, colaboraram com a iniciativa. Resultado, também, de uma parceria entre o Sesc-Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (SECEL).

O Dia do Desafio surgiu em 1983, idealizado pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã. O Sesc é o responsável pela organização do evento no continente americano, onde o Brasil é um dos países com maior participação.

Contagem

Cada pessoa pôde registrar sua participação nos próprios locais onde estiverem acontecendo atividades. A coordenação geral do Dia do Desafio, em São Paulo, ficou responsável por fazer a contagem final dos resultados.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=541559.

Nenhum comentário: