BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Trabalhar em PSF é confiável???

    Eu já tinha ouvido falar nessa história de que os PSFs do interior não são de muita confiança, porque muitas prefeituras prometem mil coisas para atrair profissionais para suas terras. Promessas que deixam muita gente entusiasmada e que acabam não sendo cumpridas.

    Por isso estou transcrevendo aqui esta mensagem que me foi enviada com esta denúncia interessante. Estou incluindo o endereço eletrônico do autor porque não sou responsável pelo conteúdo. A gente sabe que este problema existe, mas é bom sermos cautelosos e verificarmos se além destes municípios citados existem outros com o mesmo problema. Sei que também há municípios que contratam estudantes de medicina para trabalharem como se já fossem profissionais formados, fomentando assim o exercício ilegal da medicina.


 

IMPORANTE! PSFs do Ceará que dão calote.

De:

pablo amarante (pbl.amarante@gmail.com)

Enviada:

quarta-feira, 14 de maio de 2008 18:25:10

Para:

rainardopuster@yahoo.com.br; cameratus2@yahoo.com.br; caxiidemaio@gmail.com; robertomaranhao@oi.com.br; tblairjr2003@yahoo.com.br; debbiemelo@yahoo.com.br; flavioamerica@yahoo.com.br; jleonidasajr@yahoo.com.br; matchcmwfriends@yahoo.com; tranquilli2003@hotmail.com; maxumilo@hotmail.com; gerardoaguiarneto@yahoo.com.br; rafaelnobremed@gmail.com; herbert_ufc@yahoo.com.br; can_frota2@yahoo.com.br

Vem se tornando cada vez mais freqüente o famoso calote e o descumprimento do que foi prometido na contratação do profissional médico do programa saúde da família (PSF). O resultado pode ser o não pagamento do salário combinado ou atrasos de três a cinco meses no recebimento do salário, quando não o calote total ficando o médico na mão sem nenhum direito, pois a maioria desses contratos são de "boca". Se aproveitando da inexperiência de alguns, principalmente médicos recém formados ou com pouco tempo de exercício da profissão, que compõem o principal perfil dos médicos do PSF, muitos gestores se aproveitam da situação. Abaixo segue a lista de alguns municípios do Ceará que o médico vai entrar numa fria, não sendo absolutamente recomendável trabalhar nesses municípios.

 
 

Acarau (atraso de salário, não cumprem acordos)

Jijoca de Jericoacoara (não cumprem acordos, não pagam os plantões que foram dados)

Aquiraz (atraso de salário)

Caucaia (atraso de salário, calotes)

Cedro (atraso de salário, não cumprem acordos, péssimas condições de trabalho)

São Benedito (atraso de salário, não cumprem acordos)

Tabuleiro do Norte (atraso de salário, não cumprem acordos)

Granja (atraso de salário, calotes)

Ibicuitinga (atraso de salário, não cumprem acordos)

Bela Cruz (atraso de salário, não pagam os plantões que foram dados)

Senador Pompeu (atraso de salário)

Frecheirinha (atraso de salário)

 
 

Por favor, divulguem essa lista e caso saibam de outros municípios como esses divulguem também. Não deixem que a classe médica seja enganada.

Um comentário:

Marcos disse...

Olá,
Acho louvável que se faça o alerta que o autor do blog colou. Aliás, listas públicas de caloteiros deveriam começar pelo Ministério da Fazenda.
Mas não concordo com o título que penaliza culturalmente "o PSF", porque o problema não é se "é confiável trabalhar em PSF", mas se é confiável aceitar acordos tortos com as prefeituras. O título, portanto, induz, pra não variar na tendência, a fortalecer a cultura de que "no PSF é ruim". Precisamos fortalecer o inverso disso e colocar o nome que as coisas têm. A gestão profissionalizada de sistema de saúde ocorre na ordem inversa da safadeza, esse me parece que é O problema...
Abraços,
Marcos