BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 24 de maio de 2008

Data comemorativa 24052008

Dia do Telegrafista

O telegrafista trabalha nas estações telegráficas, transmitindo e recebendo mensagens, por meio de um código próprio, o código Morse, assim chamado em homenagem ao inventor do aparelho e do seu código de comunicação.

O telégrafo foi o primeiro aparelho uitlizado para comunicação a distância. Foi inventado em 1832 pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872) e patenteado em 1840. Em 1866, o primeiro cabo telegráfico submarino passou a ligar permanentemente a Europa à América. Daí em diante, as tecnologias de comunicação a distância evoluíram com rapidez. Guilherme Marconi criou o telégrafo sem fio em 1896, emitindo e captando sinais a centenas de metros de distância. Esse foi o passo decisivo para a expansão das telecomunicações.

Antes de inventar o telégrafo, Samuel Morse foi pintor de grande talento. Estudou artes na Inglaterra, fez exposições na Academia Real de Londres, pintou retratos de muitos cidadãos importantes de sua época e foi professor catedrático de pintura e escultura na Universidade de Nova York.

Quando esteve em Paris, Morse começou a estudar eletricidade e se tornou físico, desenvolvendo seus próprios experimentos num pequeno laboratório improvisado. Seu objetivo era criar um sistema elétrico capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Assim, acabou inventando o telégrafo, um aparelho capaz de transmitir sinais através de um circuito eletromagnético.

Depois, Morse inventou um código: um sistema de pontos e espaços que, combinados, podem representar letras e números. Quando atingiu seu máximo aperfeiçoamento, o código Morse pôde ser transmitido a uma velocidade de dez palavras por minuto.

Embora o telégrafo não seja utilizado tão largamente nos dias de hoje, o código Morse continua a ser empregado nos aviões e nos navios, sobretudo quando há necessidade de comunicação em situações de emergência.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=24&Mes=5.


 

    Acrescento mais esta data comemorativa porque tem a ver com nosso amado Estado do Ceará:

Dia Da Infantaria

No remoto povoado de Tamboril, recanto desconhecido da então Capitania do Ceará, na Fazenda Vítor, nasceu a 24 de maio de 1810 aquele que, por seus feitos meritórios, viria a ser o insigne Patrono da Rainha das Armas . Ingressou nas fileiras do Exército ainda jovem e por sua brilhante atuaçãao nas lutas contra cabanos, balaios e praieiros, alcancou o posto de Brigadeiro. Na Batalha de Tuiuti, o Brigadeiro Sampaio, com sua brilhante Divisão Encouraçada, deteve oinimigo e, no meio de fogo infernal, dirigiu ousadamente suas manobras.

Empunhando sua espada invicta, Sampaio participou, dentre outras, da Campanha da Tríplice Aliança a frente da Divisão Encouraçada onde, na Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da América do Sul, recebeu três ferimentos mortais e eternizou-se na História do Exército como o maais distnto dos Infantes.

Canção da Infantaria

Letra: HILDO RANGEL; Música: THIERS CARDOSO

Nós somos estes infantes

Cujos peitos amantes

Nunca temem lutar; Vivemos,

Morremos, Para o Brasil nos consagrar!

Nós, peitos nunca vencidos

De valor desmedidos,

No fragor da disputa

Mostremos Que em nossa Pátria temos

Valor imenso No intenso da luta.

És a nobre Infantaria, Das armas a rainha,

Por ti daria A vida minha,

E a glória prometida, Nos campos de batalha,

Está contigo Ante o inimigo Pelo fogo da metralha!

És a eterna majestade Das linhas combatentes, És a entidade, Dos mais valentes

Quando o fogo da vitória Marca nossa alegria

Eu cantarei, Eu gritarei: És a nobre Infantaria!

Brasil, te darei com amor, Toda a seiva e vigor, Que em meu peito se encerra, Fuzil! Servil!

Meu nobre amigo para guerra!

Ó meu amado pendão, Sagrado pavilhão, Que a glória conduz!

Com luz Sublime Amor se exprime

Se do alto me falas, Todo roto por balas!

Refrão: (És a nobre Infantaria, etc...).


 

www.esa.ensino.eb.br/cursos/cinf/cinf.asp.

http://www.quediaehoje.net/detalhe.asp.


 


 

 

Nenhum comentário: