BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 25 de maio de 2008

Mais médicos saindo do forno

    Não sou radicalmente contra a abertura de novos cursos de medicina, desde que sejam no interior e em universidades públicas. Acho sacanagem o cidadão não ter condições de se deslocar para estudar na capital e ainda ter que pagar alto para estudar em sua terra, por falta de opção. A UFC abriu um campus em Quixadá, por que não saiu na frente e criou logo um curso de medicina lá também, como nas suas outras unidades do interior???

"O Brasil é o único país do mundo, que permite ao sujeito criar

uma escola - como uma padaria ou açougue - para ganhar dinheiro."

Darcy Ribeiro

Sertão Central terá Curso de Medicina

A Capital ainda concentra a grande maioria dos médicos. São mais de 6 mil. No Interior, são cerca de 1,5 mil

Quixadá. Um dos campos onde há carência acentuada de profissionais especializados no Interior cearense, o da saúde, ganha um importante suporte. A Faculdade Católica Rainha do Sertão, com sede em Quixadá, iniciou a implantação do curso de Medicina no seu campi II. A expectativa é de que no início do próximo ano os primeiros 40 acadêmicos, selecionados através de exame vestibular, ingressarão nas salas de aula do maior centro de formação superior do Sertão Central.

O projeto, de autoria dos professores Antero Coelho Neto, Vilberto Porto, Roberto Misici e Paulo Ferdinando, já está pronto. Foi apresentado durante workshop para a sociedade e a comunidade acadêmica. O objetivo era esclarecer o público acerca da importância da implantação do curso para a região e para o Estado. A promoção da saúde, principalmente o atendimento aos carentes, e a humanização da assistência médica foram citadas como metas fundamentais do programa pedagógico.

O diretor da Faculdade Católica, José Nilson Gomes Filho, informou que obras estão sendo realizadas no campi II para atender às exigências do MEC. O Hospital Maternidade Jesus Maria José, mantido pela Diocese de Quixadá, está sendo adaptado para funcionar também como centro de formação dos futuros médicos. O diretor da Católica de Quixadá, informou ainda que já foi mantido contato com o Ministério da Educação (MEC). Aguarda inspeção preliminar.

Segundo dom Adélio Tomasim, bispo emérito da Diocese de Quixadá e chanceler da Faculdade, a Universidade Católica de Medicina em Verona, na Itália, manifestou interesse em apoiar a iniciativa. A estrutura predial do complexo deverá ter suas obras iniciadas no próximo mês de junho.

Distribuição

O Conselho Regional de Medicina do Ceará (Creme) conta com 7.843 médicos. São mais de 6 mil na Capital e cerca de 1.500 estão espalhados pelo Interior. A maioria presta assistência primária. Representam 7.431 do total.

Juazeiro do Norte é o município do Interior que tem o maior número deles: 266. Quarenta e uma cidades contam apenas com um médico. Outros 47 municípios não têm nenhum médico.

Os dados estão no portal eletrônico do Cremec, onde destaca-se também que nenhum médico foi cassado ou suspenso por ordem judicial.

Mais informações:
Faculdade Católica de Quixadá
Rua Juvêncio Alves, 660
Centro
(88) 3412.2201
www.fcrs.edu.br.


 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=540142

Nenhum comentário: