BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Fila para prevenir o glaucoma

O glaucoma não tem cura e pode levar à cegueira, mas existe tratamento capaz de controlar a doença. Para divulgar essa informação e dar oportunidade de diagnóstico, a campanha do Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma realizou, ontem, cerca de mil exames gratuitos no Hospital Leiria de Andrade.

De acordo com a administradora do Leiria de Andrade, Kellen Linhares, as consultas estavam marcadas para as 8 horas, mas os primeiros pacientes, que formaram filas até a calçada do hospital, começaram a ser recebidos a partir das 7h30. Os atendimentos não pararam até as 17 horas.

O mutirão de exames e consultas contou com a ajuda de seis médicos, além de dez pessoas na equipe de apoio. "Nós já tínhamos realizado ação semelhante no Dia Internacional Contra do Glaucoma, mas com dimensões menores. Quando vimos que existia essa demanda, resolvemos promover o evento também no dia nacional", explica.

De acordo com a oftalmologista Hissa Tavares, o exame é a principal forma de prevenção, porque a doença, na maior parte dos casos, é assintomática. "No Brasil, anualmente, são detectados 900 mil novos casos, mas estima-se que outros 900 mil surgem e ficam sem diagnóstico. Hoje, o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no mundo", ressalta.

No Ceará, conforme a médica, ainda não há estatísticas e os números dos atendimentos realizados ontem serão utilizados para fazer um levantamento da situação local. A médica lembra que todos devem ser submetidos ao exame para aferir a pressão ocular sempre que forem ao oftalmologista, mas que os cuidados devem ser intensificados com o passar dos anos. "Quem tem histórico familiar também deve ficar atento e realizar exames com freqüência", diz.

Ontem, o principal exame realizado foi o da tonometria (aferição da pressão ocular). Quando o resultado se apresentava alterado, o paciente era encaminhado para outros exames e, caso a doença fosse confirmada, já iniciava o tratamento recebendo o colírio, segundo a administradora do hospital. "O mais difícil do tratamento é que o colírio é muito caro, custando cerca de R$ 80,00, mas nós estamos distribuindo hoje para quem precisar", afirmou.

Respondendo ao chamado da campanha, muitas pessoas, por medo de perder a visão, lotaram a recepção do Leiria de Andrade, chegando, inclusive, a formar filas na calçada. A dona-de-casa Rosa Maria Borges da Silva, de 50 anos, foi uma das pessoas que procuraram o atendimento. Com histórico de Glaucoma na família, ela afirma temer perder a visão. "Meu pai morreu cego. Ele tinha Glaucoma e eu vivia preocupada com essa doença. Hoje vou poder tirar minhas dúvidas e ficar mais tranqüila", comenta.

O glaucoma é causado principalmente pela elevação da pressão intra-ocular, que provoca lesões no nervo ótico e o comprometimento visual.

RENATA BENEVIDES
Repórter

Veja mais em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=541043.

Nenhum comentário: