BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Não há o que comemorar

Não adianta. É a mesma coisa que comemorar morte de um traficante. Morre um, nascem dez. Parece até aquela música do Raul Seixas, sobre a mosca que posou na sopa, que pintou para abusar, que se matar, vem outra no lugar. Uma crítica indireta ao regime militar. Essas FARC já conseguiram corromper a mente de tantas pessoas, uma geração atrás da outra, há mais de quarenta anos, e não há quem quebre esta corrente do mal. Há uns cinco anos, um adolescente fugiu de sua casa no Rio de Janeiro, dizendo que ia para a Colômbia, entrar para as FARC.

Farc confirmam morte de Marulanda, fundador e líder da guerrilha

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmaram a morte Manuel Marulanda Vélez, chefe da organização também conhecido como Tirofijo (tiro certeiro), segundo a agência Telam O anúncio foi feito pelo guerrilheiro Timoleón Jiménez Timocheko, por meio de um vídeo reproduzido pela emissora venezuelana Telesur.

Timochenko confirmou que a morte ocorreu em 26 de março, exatamente como informou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, numa entrevista revista Semana, que meios de comunicação veicularam ontem. A notícia havia sido ratificada pelo almirante David Moreno, por meio de um comunicado em que pediu que as Farc confirmassem a versão.

De acordo com o comunicado da guerrilha, Marulanda morreu de ataque cardíaco. Essa foi uma das hipóteses mencionadas pelo ministro. A outra foi de que o líder teria sido vítima de três bombardeios ocorridos no mesmo dia, na região onde ele supostamente se encontrava.

O número 1 das Farc tinha 78 anos e foi um dos fundadores do grupo armado, em 1964. Sua morte foi a terceira de um membro do secretariado no último mês de março. No dia 1º, Raúl Reyes morreu em um bombardeio de militares colombianos em território equatoriano. Uma semana depois, Iván Ríos foi assassinado por um guarda-costas.

O sucessor de Marulanda é Alfonso Cano, segundo comunicado do Ministério da Defesa. Ele nasceu no dia 22 de julho de 1948, é antropólogo e considerado um dos principais ideólogos das Farc.

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=221149&modulo=967.

Nenhum comentário: