BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Evangelho de 30052008

    Esta Palavra é demais. É tão bom saber que alguém o acolhe desta maneira. "Vinde a mim quem estiver aflito, pois meu fardo é leve e meu coração é manso". Agora nós temos para onde ir.

Um convite de Jesus

Mt 11,25-30

Naquela ocasião Jesus disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

O Reino é o espaço dos pequenos

A primeira parte deste texto de Mateus (vv. 25 a 27) é também encontrada em Lucas com as mesmas palavras e tem um estilo característico do evangelho de João. O conteúdo exprime a subversão dos valores, segundo os critérios do Pai. Não são os sábios e entendidos, voltados sobre si mesmos e visando a projeção pessoal e prestígio, que entenderão a simplicidade e o despojamento vivido no Reino de Deus.
O Reino é o espaço de convívio dos pequeninos que, conhecedores de seus limites e de sua fragilidade, se solidarizam com os irmãos no serviço recíproco e se empenham em comunicar a vida a todos. Jesus dirige-se àqueles que, no seu tempo, estavam sobrecarregados pelo fardo do legalismo do Templo e da Lei e também àqueles sobrecarregados pelo fardo da exploração de seus chefes poderosos. Suas palavras ecoam através de todos os tempos. Hoje somos atraídos por aquele que é manso e humilde de coração e que nos oferece o suave fardo do amor que nos insere na vida eterna.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx.

1Pe:2,2-5; 1Pe:2,9-12

Como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês, com esse leite, cresçam para a salvação, pois já provaram que o Senhor é bom. Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo, vocês também, como pedras vivas, vão entrando na construção do templo espiritual, e formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras maravilhosas daquele que chamou vocês das trevas para a sua luz maravilhosa. Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus; vocês que não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia. Amados, vocês são peregrinos e forasteiros. Por isso, recomendo que fiquem longe dos desejos baixos que provocam guerra contra vocês. Comportem-se de modo exemplar entre os pagãos, a fim de que eles, mesmo falando mal de vocês como se fossem malfeitores, ao verem as boas obras que vocês fazem, glorifiquem a Deus no dia do julgamento.

www.petruseni.com.br.


 


 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: