BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 25 de maio de 2008

Evangelho de 25052008 – Olhai os lírios dos campos

    Esta passagem é muito linda. É aquela mesma que inspirou o livro com o título acima, o melhor livro que já li. Eu o comentarei em outra oportunidade. O importante é que dinheiro para mim não é tão prioritário assim. Ele não pode me dar tudo que eu quero, mas pode resolver boa parte dos meus problemas. Por isso, ainda preciso correr atrás dele. Não faço questão de acumular tanto ao ponto de não saber o que fazer com ele. Basta ter o suficiente para viver com certo conforto, poder dar boas condições de habitação, saúde e educação aos meus descendentes e ajudar os familiares e aqueles que realmente precisarem de ajuda. Se uma mulher se une a um homem abastado, não quer dizer que ela seja interesseira. Pode ser por questão de sobrevivência. De qualquer maneira, preciso de certa base financeira para mostrar que vale a pena estar comigo. Meu futuro está nas mãos de Deus, só preciso que Ele me ajude agora a superar o presente.

Deus e as riquezas

Mt 6,24-34

- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
- Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
- E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: "Onde é que vamos arranjar comida?" ou "Onde é que vamos arranjar bebida?" ou "Onde é que vamos arranjar roupas?" Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.

Abandonar-se nas mãos de Deus

No evangelho de Lucas, a advertência de Jesus "não podeis servir a Deus e ao dinheiro!" insere-se na recomendação "fazei amigos com o dinheiro injusto, a fim de que, no dia em que faltar, eles vos recebam nas tendas eternas" (cf. 8 nov.). Isso significa colocar o dinheiro injusto a serviço da promoção da vida dos empobrecidos e excluídos. Hoje, no evangelho de Mateus, a advertência sobre a incompatibilidade entre o servir a Deus e o servir ao dinheiro relaciona-se com a busca de segurança na vida pela acumulação do dinheiro. A partir da insegurança quanto às questões elementares da sobrevivência, opta-se pela aparente segurança que o dinheiro proporciona. Passa-se a acumular dinheiro, e, contraditoriamente, a acumulação do dinheiro gera mais insegurança pelo receio das desvalorizações financeiras ou pela preocupação com os ladrões marginais.
O cuidado de Deus por nós é expresso de maneira admirável pela comparação com os cuidados com os pássaros do céu e, conforme Lucas, com os lírios dos campos. Abandonar-se nas mãos de Deus é a atitude fundamental para usufruir da vida plena. Deus ama seus filhos como mãe. Na primeira leitura, temos esta referência à mãe que ama seus filhos, como imagem de Deus, no qual não há nenhuma imperfeição. É um lampejo do caráter feminino de Deus, tão ocultado pela sua predominante imagem patriarcal tradicional.
Libertados da ambição, os filhos de Deus buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Os "administradores dos mistério de Deus" (primeira leitura) devem se empenhar para que vigore a justiça e os bens terrenos tenham um caráter comunitário, estando a serviço da vida plena para todos.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Tg:5,13-20

Alguém de vocês está sofrendo? Reze. Está alegre? Cante. Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado. Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força. Elias era homem fraco como nós. No entanto, ele rezou bastante para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Depois ele rezou de novo, e o céu mandou chuva, e a terra produziu seu fruto. Meus irmãos, se alguém de vocês se afasta da verdade e outro o faz voltar, fique este sabendo que a pessoa que reconduz um pecador do caminho errado, salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.

www.petruseni.com.br

Nenhum comentário: