BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Evangelho do dia e outras leituras 23052008

    Este Evangelho de hoje toca em um tema polêmico e prevalente nos dias atuais: o divórcio. Muita gente desconhece estas Palavras de Jesus ou prefere ignorá-las. Por estas palavras, o matrimônio realizado na Igreja Católica é considerado indissolúvel, salvo raras exceções que devem ser analisadas diretamente pelo Vaticano, e isto tem sido o calcanhar de Aquiles de muita gente. Acredito que, nas igrejas evangélicas, o casamento também seja indissolúvel, pois o Evangelho é o mesmo. Por isso que, da minha parte, só vou para o altar quando eu tiver feito a escolha certa e for acompanhado de alguém que realmente queira a mesma coisa e esteja disposta a embarcar nesta aventura comigo e estar comigo para sempre (será que estou sonhando
alto demais???), porque, não é que eu tenha preconceito, mas não quero que minha família seja mais uma dessas famílias irregulares, nas quais várias crianças de pais diferentes vivem sob o mesmo teto e crescem traumatizadas porque não convivem com o papai e a mamãe juntos, como em uma família normal. Posso parecer careta para a minha idade por pensar assim, mas acho que situações como a que eu descrevi são aberrações.

Se, por um lado, não é bom que o sacramento do matrimônio seja flexibilizado, porque ele poderia ser banalizado, por outro lado, acho que é abuso de poder sentenciar qualquer falha no processo matrimonial como pecado mortal. É absurdo que a Igreja praticamente excomungue um pobre coitado e o mande diretamente ao Inferno só porque ele vive amasiado, vulgo amancebado, enquanto há muitos que fazem coisas piores que ele. Um cidadão desses está teoricamente proibido de se confessar e de receber a comunhão, mas, se um traficante, por exemplo, for à igreja, acho que o padre não vai lhe negar os sacramentos. Em outras palavras, não concordo com a classificação de gravidade que eles imputam aos pecados, mas quem sou eu para mudar???

    De qualquer maneira, com estas Palavras, Ele contesta o machismo reinante na Sua época, que permitia pelas leis que o homem dispusesse da mulher como um objeto, podendo pegar uma e largar outra na hora em que bem quisesse. Ele não se manifesta claramente contra a poligamia, mas o Evangelho dá a entender que os judeus do tempo de Jesus já não a praticavam mais. Fica subentendido também que o casal deve conter apenas um homem e uma mulher. Ele não quis dizer que devemos carregar um fardo de estarmos unidos a outra pessoa pelo resto da vida. Se você encarar assim e não achar graça alguma em estar amarrado a alguém por amor, é melhor não experimentar. Com estas Palavras, as mulheres saem ganhando, porque elas passam a ser mais valorizadas, deixando de ser "descartáveis". Já divaguei demais. Vamos ao Evangelho.

Jesus fala sobre o divórcio

Mc 10,1-12

Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era o seu costume. Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu com esta pergunta:
- O que foi que Moisés mandou?
Eles responderam:
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora.
Então Jesus disse:
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu:
- O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=23/05/2008&EvangelhoID=2560

    As leituras a seguir aparentemente têm certo teor político ou de discurso sindicalista. Mas não é isso não. É apenas a voz de alguma pessoa sensata, provavelmente inspirada por Deus, levantando-se contra as desigualdades sociais. Mas nem todos os desiguais são culpados por isso.

Tg:5,1-6

E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.

Sal:49,14-15; Sal:49,15-16; Sal:49,17-18; Sal:49,19-20

Esse é o caminho dos que confiam em si, o destino dos homens satisfeitos. São como rebanho destinado ao túmulo: a morte é o seu pastor, vão direto para a sepultura; sua figura se desvanece, e o túmulo é a sua moradia. Quanto a mim, Deus resgata a minha vida, tira-me das garras da morte, e me toma consigo. Você, não se preocupe quando alguém enriquece, quando o luxo da casa dele se multiplica. Quando ele morrer, nada levará, e seu luxo não descerá com ele. Enquanto vivia, ele mesmo se felicitava: "Todos o aplaudem, pois tudo vai bem para você!" Ele vai juntar-se aos antepassados, que nunca mais verão a luz.

2º Evangelho do dia de ontem: Mc:9,41-50

41.

Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa.

42.

E se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço.

43.

Se a sua mão é ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga.

44.

Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.

45.

Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno.

46.

Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.

47.

Se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o. É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno,

48.

onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.

49.

Com efeito, todos serão salgados com o fogo.

50.

O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor? Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros."


 

www.petruseni.com.br


 

Nenhum comentário: