BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Iniciado mutirão de cirurgias corretivas

    Eis aqui um bom exemplo.

Em Barbalha, pacientes de até 55 anos passarão pela operação corretivas de lábio leporino e Fenda Palatal

Barbalha. Cirurgiões plásticos, anestesistas, dentistas, fonoaudiólogos, ortodontistas. São diversos profissionais movidos pelo voluntariado, por meio da Operação Sorriso do Brasil. Ontem, foi iniciado o mutirão para realização de cirurgias corretivas de lábio leporino e fenda palatal. São 55 profissionais da saúde voluntários nesse programa, de oito Estados do Brasil e cinco países. Cerca de 60 cirurgias deverão ser feitas até o próximo sábado, pelo menos 20 por dia.

Ontem pela manhã, o ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, local onde serão realizadas as cirurgias, esteve lotado para receber os pacientes e realização da triagem. Os profissionais ocuparam várias salas, enquanto nos corredores as mães e pais aguardavam ansiosos o momento para serem selecionados. Os beneficiados pelo programa são, principalmente, pessoas carentes. Há casos em que a cirurgia custa mais de R$ 5 mil, e também situações em que esse tipo de procedimento poderá se repetir, para que novas correções sejam feitas.

Os municípios realizam antes um trabalho criterioso de seleção de pacientes. Em Crato, por exemplo, conforme a enfermeira responsável pelo programa no município, Lídia Feitosa, do setor de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde local, as crianças passam por hemograma completo, raio-x de tórax e eletrocardiograma, dentre outros exames e todo um acompanhamento passa a ser feito antes da triagem em Barbalha. Das 16 crianças deste município, dez foram encaminhadas para procedimento cirúrgico.

Mais seis pessoas, incluindo adultos, vão ser operados na Capital. O trabalho é contínuo na região, conforme afirma o coordenador regional da Operação Sorriso do Brasil, Romildo Bringel. O cirurgião-dentista admite a necessidade do trabalho na região, principalmente por seu caráter social. Todos os profissionais participam de forma voluntária, por meio da organização americana "Operation Smile College Associantion". São 25 anos de atuação no mundo e dez no Ceará, com 1.362 cirurgias realizadas em todo o Estado.

Romildo Bringel afirma que, no Cariri, a Operação Sorriso do Brasil começou a atuar desde 2007. Já foram realizadas 60 cirurgias. Este ano, 120 passaram pela triagem. Alguns casos, conforme ele, são encaminhados para outros tratamentos, com acompanhamento até que a cirurgia possa ser feita. O quanto antes esses procedimentos corretivos possam ser feitos, melhor. Segundo o dentista, crianças com três meses de vida já podem fazer a correção de lábio. Com um ano, para os casos de fenda palatal.

Bringel destaca a presença de médicos voluntários do Chile, Quênia, Estados Unidos, Honduras e no Brasil, de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e faz um chamamento para que mais profissionais da região, de qualquer especialidade, se engajem no projeto, de grande importância social e gratificante. "É um resgate da auto-estima dessas crianças e das famílias. Muitas delas não podem se alimentar direito e não conseguem falar em virtude do problema", ressalta.

Causas

Diretor Nacional de Programas da Operação Sorriso, Clóvis Brito, diz que uma das principais causas para que o problema ocorra está relacionada a desnutrição da mãe e também no caso de usuárias de drogas. A vinda ao Cariri foi pelo grande número de pacientes da região que se apresentaram em Fortaleza, em anos anteriores, para fazerem a cirurgia. "Em 2007, identificamos que grande parte das crianças, que eram atendidas em Fortaleza, provinham do Cariri". Ele destaca a parceria de centros de saúde, como o Hospital São Vicente.

No Brasil, o trabalho da ONG iniciou em Fortaleza. Crianças e adultos foram beneficiados. Em Barbalha, pacientes de até 55 anos passarão pela operação.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=541507.

Nenhum comentário: