BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Evangelho de 26052008

    Eu pedi a Ele que não me deixasse esquecê-lo e que Ele também não me esquecesse. Veja o que Ele me respondeu.

"Lembre-se, porém, de todo o caminho que Javé seu Deus fez você percorrer durante quarenta anos no deserto, a fim de o humilhar e o colocar à prova, para conhecer suas intenções: será que você iria observar os mandamentos dele ou não? Ele humilhou você, fez você sentir fome e o alimentou com o maná, que nem você nem seus antepassados conheciam, tudo para mostrar a você que o homem não vive só de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que sai da boca de Javé. Não aconteça que seu coração fique cheio de orgulho, e você se esqueça de Javé seu Deus, que o tirou do Egito, da casa da escravidão; que conduziu você através daquele grande e terrível deserto, cheio de serpentes venenosas, escorpiões e cede; que fez jorrar para você água da mais dura pedra, onde não havia água; que sustentava você no deserto com o maná, que seus antepassados não conheceram: tudo isso para humilhar e provar você, a fim de lhe fazer o bem no futuro."

(Dt:8,2-3; Dt:8,14-16)

    Só umas observações. Quando Ele fala em camelo, se refere a um tipo de linha ou corda que existia na época. Ele não está querendo dizer que todo mundo deve abrir mão dos seus bens materiais em absoluto. Quer dizer apenas que devemos treinar o desapego, aprendendo a viver sem esses bens, na medida do possível.

O moço rico

Mc 10,17-27

Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou:
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.
Jesus olhou para ele com amor e disse:
- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e disse:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Um judeu fiel e rico

Percebe-se que quem se dirige a Jesus é um judeu fiel e rico, observante dos mandamentos. Jesus o acolhe, com amor, convida-o a seu seguimento, propondo-lhe o despojamento das riquezas e o serviço aos pobres. Diante desta opção radical, aquele homem, atordoado, prefere voltar para suas riquezas. As observâncias religiosas não são o essencial no projeto de Deus. A opção fundamental, necessária, é o desapego das riquezas e a superação das injustiças que decorrem das estruturas socioeconômicas de acumulação destas riquezas.Os ricos poderosos que mantêm estes estruturas se afastam assim do Reino de Deus.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx.

Nenhum comentário: