BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Enxaqueca atinge 90% da população brasileira

    Só estou transcrevendo esta notícia para lembrar que esta foi a semana dedicada ao combate à cefaléia, como já foi dito em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/05/19-de-maio-dia-da-cefalia.html.

Mais de 90% da população brasileira sofrem de dor de cabeça. Em Fortaleza, são mais de 2,5 mil na fila, à espera de um tratamento especializado. E é o que é mais correto fazer porque a automedicação pode transformar aquela dorzinha-de-cabeça em um problema crônico.

A Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece 184 tipos de dores-de-cabeça. A enxaqueca é uma das mais comuns e apresenta sintomas como:

- dores que duram de quatro horas até três dias;
- as dores são unilaterias, pulsantes, moderadas a severas, e se agravam com atividades físicas;
- o paciente pode ter também náuseas, vômitos, intolerância a luz ou a balanço.

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, cerca de 35 milhões de pessoas sofrem com dores-de-cabeça no Brasil. E o mais grave é que a maioria acaba se automedicando, o que, de acordo com especialistas, pode prejudicar o diagnóstico e agravar o problema.

As mulheres são as que mais sofrem, 76% afirmam que sentem dor pelo menos uma vez ao mês. Nos homens, a incidência é de 57% e até as crianças sentem dor-de-cabeça, o índice é de 36% aos seis anos e, aos 15, 70%.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=220844&modulo=178

Nenhum comentário: