BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Corpus Christi


    Hoje é feriado de Corpus Christi. Como o nome diz, é o Corpo de Cristo. É um feriado religioso destinado à honra do Corpo e do Sangue de Cristo. Mas eu acho que você já sabia disso. O que você não sabia é que esta data é celebrada desde o século XII. Eu também não entendi porque criaram uma data a mais para celebrar os sacramentos se o melhor momento para isto é justamente na Semana Santa, quando a Eucaristia foi instituída, mas tudo bem. Melhor assim, para não nos esquecermos do Sacrifício de Jesus, pelo resto do ano. Além do mais, todo feriado para o brasileiro é bem-vindo. Por sinal, parece que este é o último feriadão nacional do ano. Se bem que oito de dezembro, que vai cair em uma segunda, Dia de Nossa Senhora da Conceição, é feriadão também, pelo menos em Fortaleza e em Sobral. Não sei se em outras cidades cearenses e fora do Ceará também é feriado nesse dia e não sei qual a razão. Em Sobral é feriado porque é dia da padroeira da cidade. Em Fortaleza, não sei. Em suma, não sei se Dia da Imaculada Conceição é feriado nacional, só sei que, desde que me entendo por gente, em Fortaleza sempre foi. Natal e Ano Novo também serão feriadões, para quem puder viajar naqueles dias. Cairão em quartas-feiras.

    Voltando ao Dia de Corpus Christi, se puder ir à igreja hoje, vá. Mas antes, dê uma olhada nas seguintes fontes para saber mais:

Por que é comemorado o Corpus Christi?
http://pessoas.hsw.uol.com.br/corpus-christi.htm

Igrejas comemoram data com procissão http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=539419

    Só um comentário final: é vergonhosa a ganância que leva os lojistas a explorarem a mão-de-obra de seus funcionários e o consumismo desenfreado dos brasileiros, que é quase igual ao dos ianques, nos finais de semana e em feriados como este, porque as pessoas compram demais e muito além do que precisam. Portanto, meu chapa, se você tiver vergonha na cara, não faça compras hoje, senão você também será culpado por isso. Se for ao supermercado, eu até perdôo, desde que seja para comprar comida, e quem sabe um refrigerantezinho.

 

Nenhum comentário: