BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 18 de maio de 2008

Protesto curioso


    Mais um protesto interessante em Recife, que nem aquele do qual falei antes (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/05/recife-ganha-contador-eletrnico-de.html). Mas desta vez, a motivação é um pouco diferente. Embora eu seja heterossexual, eu nada tenho contra.

Praia de Boa Viagem recebe 80 cruzes em ato do Movimento Gay

Representantes do Movimento Gay Leões do Norte fincaram 80 cruzes vermelhas na manhã deste sábado (17), na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, como símbolo de protesto contra o assassinato de homossexuais no Estado. A ação faz parte do Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em todo o mundo em 17 de maio, quando, em 1990, a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.

De acordo com um dos diretores do Leões do Norte, Marconi Costa, as cruzes têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para que crimes por conta de preconceito não voltem a se repetir. Uma bandeira do movimento também está estendida na areia da praia. "Agora o movimento está nas ruas. Muitas vezes as pessoas têm medo de se mostrar, por toda discriminação e violência que sofrem. Estamos aqui para que todo vejam que ninguém é diferente das outras pessoas", justifica Araceli Lira, outra representante do movimento. 

A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) divulgou uma série de eventos que acontecem neste sábado nos quatro cantos do Brasil para celebrar e marcar a data. Em Belo Horizonte, a praça 7 servirá de palco para uma manifestação para denunciar a violência, as violações de direitos gays e os crimes homofóbicos.

No Estado do Rio, a cidade de Cabo Frio realiza na Praia do Forte, a partir 14h, a 2ª Caminhada Cabo Free Contra a AIDS, na qual serão distribuidos folders de prevenção e preservativos. Já em Búzios, no Espaço Cultural PEMBA, na Orla Bardot, ocorre a partir das 21h30 a estréia de Os assumidos, espetáculo teatral baseado nos famosos seriados inglês e norte-americano Queer as folk.

DISCRIMINAÇÃO - A homofobia é entendida como qualquer manifestação de ódio contra os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e pode inclusive se manifestar por meio de agressões psicológicas e físicas. A luta pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara 122/2006, que criminaliza essa prática, é hoje a principal reivindicação do movimento GLBT em todo o Brasil.

http://jc.uol.com.br/2008/05/17/not_169018.php


 

Nenhum comentário: