BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

UFC-CARIRI INAUGURA SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO

    Vamos continuar sonhando com o SVO de Sobral, que um dia ele vem. Já existe estrutura quase pronta. Só falta força de vontade e quem sabe alguma verba. Agora eu acho sacanagem o Estado de Pernambuco, que é mais rico que o Ceará, terra do Presidente da República e que ganhou uma refinaria de petróleo, se escorar no SVO da Universidade Federal do Ceará.


 

"Foi inaugurado no último dia 25 de abril, na sede do Curso de Medicina do Cariri, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), com o status de SVO público e regional. O serviço leva o nome do Professor Doutor Ícaro de Sousa Moreira, numa homenagem ao magnífico reitor da UFC, falecido na semana anterior à inauguração. As funções do SVO consistirão em esclarecer a causa mortis dos óbitos por moléstia mal definida ou sem assistência médica (ou seja, as mortes violentas ou suspeitas continuarão a serem investigadas pelo IML de Juazeiro do Norte) e prestar colaboração didática e científica aos diversos setores de estudo da nossa Faculdade de Medicina.

O novo serviço terá uma grande demanda, por atender às regiões Sul e Centro-Sul do Estado do Ceará e mais 16 municípios no Estado de Pernambuco. O SVO de Barbalha é o 17º filiado à rede de SVO's do Ministério da Saúde, sendo que os demais 16 estão todos localizados em capitais do país. Ou seja, ele é o primeiro localizado em uma cidade interiorana do Brasil.

A emissão precisa do atestado de óbito é fundamental para estudos epidemiológicos que fornecem dados sobre as causas de óbito no município e no país. Atestando corretamente as causas mortis,
o SVO contribuirá para o aprimoramento das informações acerca da mortalidade na nossa região. Assim, o conhecimento sobre as causas de óbito permitirá desenvolver estratégias e investir adequadamente para prevenir e tratar as doenças mais freqüentes. Para exemplificar a imprecisão dos atestados, uma pesquisa realizada em 2004 pela Liga de Anatomia revelou que mais de 25% dos atestados de óbito dos barbalhenses traziam como causa mortis a cômoda expressão "causa desconhecida".

Com o funcionamento do SVO, iniciam-se também as atividades do SAP (Serviço de Anatomia Patológica), destinado à realização dos exames histopatológicos e citopatológicos com fins didáticos e científicos, como também aqueles gerados pela demanda do próprio SVO. Esses dois novos serviços devem contribuir sobremaneira para a melhoria da qualidade do ensino em todos os períodos do curso médico, devido à disponibilização de um maior acervo de peças para estudo de anatomia e patologia e de lâminas de histologia e histopatologia, à realização de sessões anátomo-clínicas com a discussão dos casos mais relevantes, além de possibilitarem a prestação de serviços à comunidade e a realização de pesquisas científicas.

A implantação dos novos serviços deve ser comemorada por todos que compõem a Faculdade, visto que essa foi uma luta de todas as gestões que passaram pelo Centro Acadêmico, bem como dos docentes que exercem agora e exerceram anteriormente a Coordenação do Curso. Ressalte-se que, há alguns anos, chegaram a se realizar promoções do tipo bingos e rifas para arrecadação de fundos para a conclusão das instalações físicas do setor de Patologia. Doutra feita, discentes conseguiram a liberação da verba para tais obras através da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e esta foi perdida, por negligência da UFC.

No entanto, junto à bonança das comemorações, impõem-se dois desafios: o primeiro, externo, o de incutir nos profissionais de saúde e na população do Cariri a importância da realização das autópsias clínicas; o segundo, interno, o de zelar pelo patrimônio conquistado e valorizar as atividades do serviço, destarte almejando ainda que Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato tenham, quiçá, nas sessões anátomo-clínicas uma oportunidade de integração dos conhecimentos obtidos ao longo do curso, objetivo tão apregoado (e até agora não concretizado) pelo novo currículo e seus criadores."

 
 

 (Texto publicado originalmente, com modificações, no jornal Diagnóstico Diferencial e no blog www.Joaseiro.com)

Nenhum comentário: