BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 28 de junho de 2008

Assembléia Legislativa do Ceará transcreve artigo da Presidente da SBMFC

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará requereu a inscrição os Anais da Casa, do Artigo "Atenção Primária", da presidente da SBMFC, Dra. Maria Inêz Padula Anderson, publicado no Jornal O Povo, no dia 29 de abril. O requerimento, feito pelo Deputado Roberto Cláudio, Vice-líder do Governo, ressalta que "no artigo em apreço, a articulista comenta a imnportância e também analisa os resultados da Estartégia de Saúde da Família (ESF), que é o modelo assistencial de AtençãoPrimáriqa à Saúde definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)".  A SBMFC e a presidente do jornal, Luciana Dummar, foram comunicadas da iniciativa pela presidência da ALEC.

Abaixo, o texto da Dra. Maria Inêz Padula Anderson, que também pode ser lido no link do jornal http://www.opovo.com.br/opovo/opiniao/784442.html..

Jornal O POvo - Ceará - 29 de abril de 2008
Editoria de Opinião - artigo
"Atenção primária", por Maria Inez Padula Anderson

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial de Atenção Primária à Saúde definido para o SUS


 
29/04/2008 00:35


Compreende-se hoje, com maior clareza no Brasil, a importância da Atenção Primária à Saúde. É neste nível de atenção onde tudo se inicia. Aqui devem ser desenvolvidas - de forma integrada e articulada - ações de educação, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação para os problemas mais prevalentes de saúde. O foco não são as partes do corpo ou os sistemas orgânicos, mas, sim, as pessoas, as famílias, a comunidade e seus processos de adoecer e preservar a saúde.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial de Atenção Primária à Saúde definido para o SUS. Nos últimos 10 anos, a ESF atingiu a marca de implantação e funcionamento de 27 mil equipes de Saúde da Família, com mais de 80 milhões de pessoas cobertas, o que representa cerca de 50% da população brasileira. A estas equipes, formadas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde, foram acrescidas, a partir de 2002, as equipes de Saúde Bucal.

Os resultados da ESF têm sido relevantes, modificando, de forma significativa, indicadores de morbimortalidade, com ampliação da cobertura assistencial de gestantes, puericultura, doenças crônico-degenerativas, cobertura vacinal, aleitamento maternos, entre outros. Os princípios e preceitos da ESF, à semelhança de outras experiências exitosas, têm servido de inspiração para diferentes países reverem e adequarem seus modelos de Atenção Primária à Saúde.

No Brasil, estudo do Ministério da Saúde evidencia que a expansão do ESF está associada à relevante queda das taxas de Mortalidade Infantil (de 22,4%, em 1998, para 18,8%, em 2003), da Mortalidade Infantil pós-neonatal (9,2%, em 1998, para 6,5%, em 2003), ao aumento da cobertura vacinal (39,5% para 64,2% no mesmo período), além de resultados positivos também em relação ao aleitamento materno. Outros estudos demonstram os benefícios do ESF na melhoria de vários indicadores e de diferentes agravos à saúde: maior detecção de doenças crônicas como Diabetes Melito e Hipertensão Arterial.

Entretanto, a ESF ainda enfrenta grandes desafios e um dos principais é a qualificação dos profissionais. Somente com a qualificação poderemos ter uma maior resolubilidade da atenção e assim ampliar á área de atuação influenciando positivamente a reorganização do Sistema de Saúde.

Neste sentido, o 9° Congresso Brasileiro de MFC apresenta-se como um espaço de revisão, obtenção de novos conhecimentos e troca de experiências para profissionais que, pelas características do seu processo de trabalho, não têm acesso fácil a meios de educação permanente ou continuada. Além disso, é espaço aberto para gestores de saúde e educação apresentarem e debaterem os avanços, os desafios e as estratégias de enfretamento e aperfeiçoamento da ESF.


Maria Inez Padula Anderson é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

2 comentários:

Nadezhda disse...

Achei bem interessante o post sobre o sono. Meu sono é completamente desregulado, e às vezes durmo muito pouco. Agora entendo a dificuldade em lembrar das coisas. (Mas não sabia que causava tantos problemas assim).

Coemntei aqui, porque não sei se olha os coemntários das postagens mais antigas ;)

Ynot Nosirrah disse...

Pode ver sim os comentários das outras postagens. É só ir de postagem em postagem e olhar os links para os comentários.