Do JC OnLine
No Brasil, a média nacional de cesarianas chega a 43%, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que não ultrapassem 15%. Para promover o parto normal e conscientizar os profissionais de saúde e a população em geral, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) lançou no Nordeste a campanha Parto É Normal, em evento realizado nessa quinta-feira (29), no Recife.
Com a campanha, a Abramge propõe ações junto às operadoras associadas, aos médicos e à população em geral em três linhas de atuação. A primeira delas é dirigida às gestantes e beneficiárias de planos de saúde do Nordeste, mostrando as vantagens do parto normal, desfazendo mitos e motivando as parturientes a conversar abertamente com seu médico sobre a melhor opção para seu caso. Serão distribuídos folhetos informativos e peças promocionais para que os associados coloquem em seus consultórios de pré-natal.
Em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) será promovido um curso a distância para fomentar o procedimento do parto normal entre médicos, parteiras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde. O curso, coordenado pelo professor Hugo Sabatino, será realizado pela internet, com a coordenação da Abramge. Os interessados no curso podem entrar em contato pelo telefone (11) 3289. 7511 ou através do e-mail eventos@abramge.com.br.
A Abramge também pretende alcançar as operadoras de medicina de grupo com medidas de melhoria da gestão tanto da área médica, como do pessoal de apoio, com informação e capacitação, que visam a redução das cesarianas em hospitais próprios da rede de associadas.
http://jc.uol.com.br/2008/05/29/not_170162.php.
Veja outra matéria que corrobora a justificativa para esta campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário