BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Evangelho de hoje e outras leituras

Jer:14,17-22

Você lhes dirá estas palavras: Que meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem parar, pela terrível desgraça da capital do meu povo, por sua ferida incurável.

Se saio para o campo, aí estão os transpassados pela espada; se entro na cidade, aí está o horror da fome. Tanto o profeta como o sacerdote percorrem o país, e não sabem o que fazer.

Javé, será que rejeitaste completamente Judá? Será que sentes nojo de Sião? Por que nos feriste, sem que haja quem nos cure? Esperávamos a paz, e nada de bom acontece; esperávamos o tempo da salvação, e aí está o terror.

Nós reconhecemos, Javé, a nossa culpa e a culpa dos nossos antepassados: nós pecamos contra ti.

Mas, por causa do teu nome, não nos abandones, não humilhes o trono da tua glória. Lembra-te! Não quebres a Aliança que fizeste conosco.

Entre os ídolos vazios das nações, existe por acaso algum que mande a chuva? Ou será o céu que nos dá sozinho a chuva grossa? Não és tu que fazes isso, Javé nosso Deus? Em ti nós esperamos, porque és tu que fazes tudo isso.


 

*Mt:13,36-43

Então Jesus deixou as multidões, e foi para casa. Os discípulos se aproximaram dele, e disseram: "Explica-nos a parábola do joio."

Jesus respondeu: "Quem semeia a boa semente é o Filho do Homem.

O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno.

O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos.

Assim como o joio é recolhido e queimado no fogo, o mesmo também acontecerá no fim dos tempos:

o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles recolherão todos os que levam os outros a pecar e os que praticam o mal,

e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes.

Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça."


 

Jer:13,1-11

Javé me ordenou: "Vá comprar para você um cinto de linho e coloque-o logo na cintura, sem molhá-lo".

Comprei o cinto como Javé havia ordenado, e o coloquei na cintura.

Javé me ordenou de novo:

"Pegue o cinto que você comprou e que está na cintura, vá até o rio Eufrates e esconda-o na fenda de uma pedra".

Eu fui e escondi o cinto na beira do Eufrates, conforme Javé me havia ordenado.

Depois de muito tempo, Javé me disse: "Vá até o Eufrates e pegue o cinto que eu mandei você esconder lá".

Fui ao rio Eufrates, procurei e peguei o cinto no lugar onde eu o tinha escondido. Mas o cinto estava podre, não servia mais para nada.

Veio-me, então, a palavra de Javé, dizendo:

Assim fala Javé: É dessa forma que vou acabar com o orgulho de Judá e com a vaidade desmedida de Jerusalém.

Este povo é mau, não quer obedecer-me, tem o coração obstinado e anda atrás dos deuses estrangeiros para prestar-lhes culto e adorá-los. Esse povo ficará imprestável como esse cinto.

Da mesma forma como o cinto fica preso na cintura de uma pessoa, assim também eu quis prender a mim a casa de Israel e a casa de Judá, para que eles fossem meu povo, minha fama, minha glória e minha honra - oráculo de Javé. Mas eles não me obedeceram.


 

Mt:13,31-35

E Jesus contou outra parábola: "O Reino do Céu é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo.

Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E se torna uma árvore, de modo que os pássaros do céu vêm e fazem ninhos em seus ramos."

Jesus contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado."

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas,

para se cumprir o que foi dito pelo profeta: "Abrirei a boca para usar parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo."


 

1Re:3,5; 1Re:3,7-12

Em Gabaon, durante a noite, Javé apareceu em sonhos a Salomão. Deus lhe disse: "Peça. O que lhe posso dar?"

Agora, Javé meu Deus, és tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou bem jovem e não sei como governar.

O teu servo se encontra no meio do teu povo que escolheste, povo numeroso que não se pode contar nem calcular, de tão grande que é.

Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?"

Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas coisas.

Então Deus disse para ele: "Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar,

eu farei o que você pediu. Darei a você mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois.


 

Sal:119,57; Sal:119,72; Sal:119,76-77; Sal:119,127-128; Sal:119,129-130

Minha porção, Javé, eu o digo, é observar as tuas palavras.

A lei da tua boca é um bem para mim, mais que milhões em ouro e prata.

Que o teu amor seja a minha consolação, conforme a tua promessa ao teu servo!

Que a tua misericórdia venha até mim, e eu viverei, pois a tua vontade é a minha delícia.

É por isso que eu amo os teus mandamentos, mais que ao ouro, e ouro refinado.

É por isso que aprecio os teus preceitos e odeio o caminho da mentira.

Teus testemunhos são maravilhas, por isso eu os guardo.

A descoberta das tuas palavras ilumina, e traz discernimento aos simples.


 

Rom:8,28-30

Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele.

Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.


 

Mt:13,44-52

"O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo.

O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas.

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola."

"O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixes de todo o tipo.

Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e escolhem: os peixes bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora.

Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são bons.

E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes."

"Vocês compreenderam tudo isso?" Eles responderam: "Sim."

Então Jesus acrescentou: "E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisas novas e velhas."

Nenhum comentário: