BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 22 de julho de 2008

UMA VISÃO DO XXII OUTUBRO MÉDICO REALIZADO EM SOBRAL

"Com a maturidade venho, cada vez mais, "aprendendo  a aprender". Participar da iniciativa de "interiorização do médico no campo da ciência, trabalho e sociabilidade" da Associação Médica Cearense – AMC foi um momento único de ensino/aprendizagem.
Não posso deixar de citar que a maior satisfação foi ver a expansão da Faculdade de Medicina de Sobral ser  co-realizadora de tão importante conclave, alberga ndo em suas instalações professores e alunos de todas as faculdades de Medicina do Estado do Ceará.
O clima de união em busca do saber médico ressaltou o estágio de maturidade que adquiriram os nossos gestores, docentes e acadêmicos da UFC em Sobral.
Os temas cuidadosamente elaborados e apresentados por docentes e discentes abrangeram as mais diversas especialidades.
Tive oportunidade de participar da mesa redonda: Auditoria Médica no Ceará, sob a presidência da Dra. Marjorie Mota e moderação da Dra. Maria Sidneuma Ventura. Aprendi com os auditores Dr. Sólon Vieira de Albuquerque, Prof. Dr. Alberto Farias Filho e Dr. Aldrovandro Aguiar que a auditoria é um ato médico e, como tal, precisa ser ensinada na academia, tornando-a mais compreendida e aceita quando exercida dentro da ética e tendo o bem do paciente como o objetivo primordial.
Nossa contri buição com informações de novas abordagens na detecção precoce do câncer de colo uterino suscitou depoimentos de profissionais e estudantes, demonstrando a necessidade de acrescentar à citologia oncótica , métodos coadjuvantes  como a Inspeção Visual com Ácido Acético – IVA , a Cervicografia e o Teste de Schiller, na prevenção primária da patologia. A citologia, quando usada isoladamente como método de triagem, apresenta baixa sensibilidade às lesões precursoras. Seu valor preditivo positivo elevado tem uma importância inestimável em regiões onde há baixa prevalência da doença induzida pelo HPV, o que não é o caso do Brasil, onde é bastante alta.
A freqüência ao simpósio de Reprodução Humana foi incrível. Vimos assim como o assunto é palpitante entre os estudantes e profissionais, enquanto Dra. Marjorie Mota, Dra. Margareth Arrais e o Prof. Dr. Marcelo Rocha, da clínica Conceptus ensinavam desde a avaliação do casal infértil às técnicas de reprodução assistida.
Os participantes do XXII Outubro Médico em Sobral tiveram ainda a grata satisfação de ouvir o Pró-reitor de Extensão da UFC, Prof. Dr. Henry de Holanda Campos em conferência sobre ações extensionistas. O entusiasmo do Prof. Henry concitou a academia a exercer a extensão em suas atividades curriculares, transformando a comunidade no principal campo de ação de seu trabalho.
A abertura oficial do XII Outubro Médico em Sobral foi apropriadamente programada na noite de 5ª. Feira, quando a maioria dos docentes já haviam chegado. A solenidade foi realizada no imenso auditório da Faculdade de Medicina de Sobral e depois os convidados foram recepcionados com cocktail e jantar dançante no bufet Dona Flor, que fica próximo. Prestigiaram o evento as autoridades constituídas ou seus representantes, que entre outras falas, ouviram a do Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho, diretor da Faculdade de Medicina em Sobral. Ele discorreu sobre a história de Sobral com ufanismo pré-anunciado e perfeitamente compreensível, dadas as realizações que acontecem na cidade chamada de Princesinha do Norte, incluindo a nossa UFC.
Dando seguimento ao aprendizado, participei do simpósio de Endocrinologia onde despontaram os Renan Montenegro, filho e pai, fazendo uma panorâmica das doenças metabólicas.
Finalmente, estivemos no fórum das Escolas Médicas, compartilhando conhecimentos sobre o projeto pedagógico da Faculdade de Medicina da UFC em Fortaleza, Barbalha e Sobral, com os das Escolas de Medicina da UNIFOR, UECE, e a expansão da UFC, a Escola de Medicina de Sobral."


Profa.Dra.Silvia Bomfim Hyppólito
Coordenadora do NESAR- MEAC –UFC
Vice-Diretora da Faculdade de Medicina - UFC

Nenhum comentário: