BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Drummond beatlemaníaco?!

Na noite passada, estava eu a pesquisar no Google um poema de Carlos Drummond de Andrade chamado "Morte no avião", para escrever em uma postagem sobre o primeiro aniversário da tragédia com o avião da TAM em São Paulo (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/07/tragdia-da-tam-one-year-later.html). Me revoltou saber que se trata de um dos poemas menos divulgados do escritor, apesar de sua contemporaneidade. Quase não consegui encontrar o texto completo para copiar e colar. Enfim, consegui, e o resultado, você já deve ter visto.

O que mais me surpreendeu naquela prospecção foi encontrar um sítio que mostra uma pequena participação de Drummond na música. Quer dizer então que ele também era compositor? Não necessariamente. Acontece que, em 1969, ele foi convidado por uma revista de circulação nacional da época para traduzir as letras de algumas das canções mais recentes dos Beatles, e aquelas traduções foram anexadas a uma reportagem sobre os "Fab Four". Seria coincidência? Por que chamaram logo ele para cumprir aquela tarefa? Por que ele aceitou? Presumo que ele já estivesse na terceira idade, naquela época. Por que, então, se interessaria por letras de rock´n´roll? Enfim, parece que o resultado ficou bom. Nas páginas que vou citar, há alguns comentários sobre as canções traduzidas e sobre a tradução drummondiana. Ele não conseguiu traduzir algumas gírias, não sei se pela idade ou pela falta de conhecimento sobre a cultura que envolvia os compositores. Você sabia que a canção "Blackbird", aquela que é tema de fechamento do programa jornalístico Teveneno, da TV Diário de Fortaleza, canal 22, é uma metáfora da luta dos afro-descendentes pelos seus direitos civis nos Estados Unidos, no contexto em que Martin Luther King foi assassinado, há quarenta anos?

Então acesse http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond10.htm e http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond15.htm.


Um comentário:

Dois Rios disse...

Surpreendente!
Eu não sabia disso.
Beijo,