BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Recife ganha contador eletrônico de assassinatos



    Recife está entre as cidades mais violentas do país, por ser a capital com mais homicídios registrados. Por isso, uma ONG, uma agência de publicidade e uma faculdade instalaram em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade uma espécie de placar eletrônico da violência em Pernambuco. Ele foi ativado na manhã desta quarta-feira e registra diariamente o número de homicídios ocorridos em todo o Estado, no dia, no mês e no ano. É uma iniciativa inédita em toda a face da Terra.

    Segundo o blog www.pebodycount.com.br, criado pelos mesmos jornalistas locais que idealizaram o "chacinômetro", neste feriado, na Praia de Boa Viagem, houve um protesto parecido com aquele que houve no Rio de Janeiro, no último final de semana. A diferença é que, em vez de cruzes, foram utilizadas capas de lona para representar as vítimas. Reveja em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/dengue-vs-ar-15.html. Ainda segundo o blog, a violência em Pernambuco tem chamado a atenção da imprensa internacional tanto quanto ou até mais que a violência no Eixo RJ-SP.

Eu e alguns amigos meus andamos por lá, nos últimos seis meses, e, graças a Deus, nada de mal nos aconteceu. Mas isso não quer dizer que seja mentira o que falam sobre aquele lugar. Mesmo assim, prefiro não estereotipar porque essa história de dizer que um lugar é mais violento que os outros pode ser muito subjetiva. Mesmo com as estatísticas e com o que a imprensa diz, não dá para se fazer esta comparação com tanta certeza, quando não se tem conhecimento da realidade de outras plagas. Os recifenses, por exemplo, podem achar que sua cidade é violenta e não recomendar que alguém de fora vá morar lá (não recomendo que venham morar em Fortaleza, mas em Sobral, talvez, dependendo do estilo de vida de cada um), mas eles não podem afirmar com tanta certeza que a cidade é mais violenta que outros lugares. Na verdade a cidade não é violenta. Ela pode ser perigosa. Violenta é uma parte de sua população. De qualquer maneira, ao invés de estereotipar, prefiro tomar as mesmas cautelas que tomaria em qualquer lugar do mundo: pedir a proteção de Deus antes de sair e evitar andar com muitos objetos de valor, sozinho e a pé.

Até pouco tempo atrás, a cidade metia medo por causa dos ataques de tubarões nas praias. Até o canal Discovery Channel já mostrou isso. Agora, mais do que nunca, os tubarões estão saindo do mar para a terra. A cidade que era a mais perigosa do Nordeste agora é a mais perigosa do Brasil. Mas isso não quer dizer que devemos estereotipá-la. Afinal, o que pode acontecer lá, pode acontecer em qualquer lugar. Lá também deve ter muita coisa boa e bacana para ver e fazer, assim como em Fortaleza, Natal, Parnaíba, Salvador, Sobral, entre outras. Mas a gente parte do seguinte princípio: quanto mais desenvolvido o lugar, maior seu tamanho, maior sua população, maior a exclusão social, maior o desemprego, maior a revolta dos excluídos e maior a criminalidade. São Paulo, por exemplo, é engraçado: uma cidade tão grande que não tem lugar para todo mundo. Geralmente, quem sai de outras terras e vai até lá em busca de oportunidades só consegue alguma coisa se rebolar a bunda ou virar capa de revista masculina, porque os meios de comunicação mais medíocres do país estão sediados lá e se dedicam quase que exclusivamente a exaltar a mediocridade. Conseguir por lá "um lugar ao sol", para quem é de outro ramo, como a medicina, deve ser quase impossível, porque a competitividade entre os autóctones já é estratosférica.

    Voltando ao tema principal, o "chacinômetro" já está disponível na página www.pebodycount.com.br desde o primeiro dia deste ano, sempre atualizado ao meio-dia. Além disso, a página vai apresentar, em breve, um sistema de georreferenciamento de homicídios, ou seja, um mapa dinâmico da Região Metropolitana de Recife com os locais dos homicídios marcados em pontos vermelhos, que fornecem informações sobre as vítimas (http://www.pebodycount.com.br/post/postUnico.php?post=803). Deviam criar também uma página assim referente ao Ceará e que especificasse os tipos de homicídio, especialmente do tipo latrocínio.

    Confira a matéria em http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/04/30/ult4469u24203.jhtm.

    Achei outra página relacionada com mapeamento de crimes. Se você sabe de algum crime ocorrido em sua área, até mesmo se tiver acontecido com você, entre, registre-se e não deixe de informar a ocorrência aqui, por obséquio. Sua identidade não será revelada: http://www.wikicrimes.org/